Projeto vai contribuir com a inserção do jovem no mercado de trabalho
Projeto vai contribuir com a inserção do jovem no mercado de trabalho
INCLUSÃO

Projeto de Lei sobre “Meu Primeiro Emprego” é aprovado na ALMT

Os parlamentares da Assembleia Legislativa aprovaram o Projeto de Lei de n.° 12/2024, em primeira votação, que dispõe sobre o Programa “Meu Primeiro Emprego” que tem o propósito de promover ações voltadas para a capacitação profissional com a inserção de jovens ao mercado de trabalho em Mato Grosso. A matéria foi apresentada é de autoria do deputado estadual Thiago Silva (MDB).


De acordo com o parlamentar, mesmo com os bons índices de empregabilidade em Mato Grosso, infelizmente, os jovens ainda não ocupam boa parte deste percentual no mercado de trabalho. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Estado registrou a menor taxa de desocupação da última década, em 2023, sendo que o índice de desemprego chegou a 3,3%, ficando em segundo lugar no ranking nacional devido ao bom desempenho na economia.


Em relação ao grupo com faixa etária de 14 a 17 anos, a taxa de desocupação é destaque com predominância de 17,6% e em relação a taxa de informalidade chega a 70,4 %. “Esses dados estatísticos nos mostram que há impasses quanto à inserção de jovens no mercado de trabalho. Por isso, a importância de disponibilizar vagas em empresas para permitir a experiência profissional e a preparação deste público no mercado de trabalho. 


O Projeto de Lei nº 12/2024 que pretende reduzir o índice de desemprego e oportunizar iniciantes ao mercado de trabalho a ganharem experiência, propõe realizar inscrições de jovens em postos de atendimento credenciados, sendo necessário apresentarem documentos pessoais, declaração de que não tenha tido relação formal de emprego e atestado de matrícula para comprovar se está cursando ou concluído os níveis médio ou superior do sistema de ensino. “Além desta proposta, destinamos uma emenda parlamentar para o curso de capacitação “Meu Primeiro Emprego” para atender os jovens de escolas estaduais e, assim, permitir que os jovens aprendam a elaborar currículo, participar de uma entrevista de emprego, técnicas de vendas, oratória e outras orientações para o sucesso na carreira profissional”, explica Thiago Silva. 


Com a aprovação, o Projeto de Lei segue para ser apreciado e discutido na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) para ser posteriormente encaminhado para segunda votação junto aos parlamentares da Casa de Leis. Logo, que aprovado, será encaminhado para ser sancionado pelo Governo de Mato Grosso.

Você pode compartilhar esta noticia!

author

Redação GNMT