Foto\Divulgação
Foto\Divulgação
FERROVIA

MT: Ferronorte irá até Cuiabá e Lucas do Rio Verde

A extensão da Ferronorte garante investimentos no Estado na ordem de R$ 8,5 bilhões

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, garantiu que a Ferronorte vai ser expandida até Cuiabá e depois Lucas do Rio Verde. Hoje a ferrovia que liga Sudeste e Centro-Oeste é de propriedade da Rumo Logística. Tem 755 km de extensão, passando pelos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, ligando Santa Fé do Sul (SP) à Rondonópolis (MT).

A extensão da Ferronorte garante investimentos no Estado na ordem de R$ 8,5 bilhões pela concessionária Rumo e deverá ser a primeira ferrovia brasileira a ser construída pelo regime simplificado de autorização. De acordo com o projeto acordado pelos senadores com o Ministério da Infraestrutura, a empresa irá expandir os trilhos de Rondonópolis, onde possui o maior terminal de cargas da América do Sul, em direção a Campo Verde, Cuiabá, Nova Mutum e Lucas do Rio Verde. Terrenos para isso já teriam sido adquiridos.

A aprovação do novo Marco Regulatório das Ferrovias pelo Senado, tem votação prevista para o dia 24. De acordo com a assessoria, uma série de emendas será apresentada ao projeto original. A previsão de expedição da autorização para o início das obras é entre o final de abril e o  início de maio.

Desde sua inauguração, a Ferronorte se consolidou como parte do principal corredor de exportação do agronegócio brasileiro, sendo responsável pelo escoamento de grande parte dos grãos produzidos no Oeste do país.







Você pode compartilhar esta noticia!

author

Redação GNMT