Com temas diversificados, em cinco blocos, o candidato à Prefeitura de Rondonópolis, Thiago Silva (MDB), se destacou no debate da TV Cidade Record, nesta noite de sábado (28), ao mostrar firmeza e clareza nas propostas sólidas apresentadas e a serem implantadas nos próximos quatro anos. O emedebista mostrou estar preparado para assumir a gestão municipal e consolida a sua candidatura perante à população.
No início do debate, ele respondeu porque merece ser o próximo gestor municipal e defendeu estar preparado para abraçar esse desafio, perante as experiências vividas e a qualificação profissional adquirida. “Comecei a trabalhar desde cedo, vendendo frutas e verduras. Formei em economia, sou pós-graduado em administração pública e gerência de cidades. Fui líder comunitário, vereador de dois mandatos e deputado reeleito. Antes de entrar na vida pública, trabalhei em grandes empresas como Amaggi e ADM. Na vida pública, temos feito um trabalho propositivo para atender as comunidades da nossa cidade. Estamos preparados e queremos melhorar os problemas de Rondonópolis com uma gestão moderna, inclusiva e de resultados”, posicionou.
Thiago Silva pôde mostrar as propostas relacionadas à sustentabilidade, qualificação profissional, finanças públicas e estratégias para atrair novos investimentos para Rondonópolis. Ele falou que pretende fazer uma gestão com base no conceito “Cidades Inteligentes” para melhorar os serviços públicos de infraestrutura, mobilidade urbana, educação, saúde com soluções sustentáveis para o desenvolvimento da cidade e qualidade de vida da população – englobando os aspectos ambiental, social e econômico. Ele também abordou sobre a proposta de implantar o aplicativo “Cidade Limpa” com o uso da tecnologia, ampliar o programa de coleta seletiva que vai contribuir com o meio ambiente, no aproveitamento e redução de resíduos nos aterros sanitários.
Ao abordar sobre finanças públicas, Thiago avaliou a importância de ter responsabilidade com os recursos públicos e investir em áreas que realmente necessitam de atenção do Poder Público. “Queremos aplicar a ideia de orçamento democrático para dar voz para a população e empresários para contarem com a transparência da gestão e saberem como vai ser aplicado os recursos na cidade. Vamos implantar creches em período integral, duas UPAs para descentralizar o sistema de saúde e oferecer um atendimento de excelência e de forma humanizada. Queremos ouvir a população e de forma conjunta definirmos o que é melhor para a cidade com a proposta do orçamento democrático e identificar as principais prioridades para a nossa cidade. Queremos uma gestão moderna e participativa”, defendeu o candidato.
Com destaque na área de promover a qualificação profissional com o projeto social “Flor do Cerrado” que beneficiou mais de mil mulheres e a destinação de emendas parlamentares para qualificar mais de mil trabalhadores de Rondonópolis – em diversos cursos, com o programa “Qualifica MT” – em parceria com o governo estadual – Thiago Silva disse que não vai ser diferente quando assumir a Prefeitura Municipal. “Temos o programa “Meu Primeiro Emprego” para preparar nossos jovens que terminam o ensino médio ou entram em uma faculdade, mas tem dificuldades de garantir o primeiro emprego por falta de experiência. Queremos trabalhar com a qualificação para gerar mais empregos e renda para a nossa gente, investir na educação que é a principal ferramenta de transformação social”, ressaltou.
O emedebista também apresentou o programa “Acelera Rondonópolis” a ser implantado no governo, para dar abertura para que os empresários possam investir no município e permitir que Rondonópolis possa voltar ao protagonismo no desenvolvimento e crescimento econômico. Em relação ao trânsito, ele criticou a falta de investimentos para reduzir os acidentes e melhorar a trafegabilidade dos veículos e pretende construir importantes obras estruturantes para solucionar os problemas existentes e dar qualidade de vida para a nossa população.
Thiago Silva foi enfático ao mostrar a sua preocupação com a saúde de Rondonópolis que, atualmente, tem mais de 60 mil demandas reprimidas – em que a população aguarda por consultas, exames e cirurgias. Ele disse que vai valorizar os servidores públicos e garantir o programa de capacitação continuada e, com essa iniciativa, quem ganhará será o cidadão que está na ponta para ser beneficiado com uma saúde de qualidade e mais humanizada. Ele também, disse que os resultados já garantidos na saúde para Rondonópolis - como deputado estadual, pretende fazer muito mais pela cidade e essa área será uma das prioridades – quando assumir o Palácio da Cidadania.