Ser vice-prefeito em uma cidade como Rondonópolis e tendo a frente um prefeito de personalidade forte como o caso de Zé Carlos do Pátio (SD), pode ser algo complexo.
O atual vice-prefeito Aylon Arruda tem demonstrado ser o perfil ideal, conciliador e ao mesmo tempo eficiente em suas ações, ele tem se destacado e recebido elogios até dos apoiadores do prefeito mais radicais, como o grupo dos Kamikases.
Quando Aylon tomou posse, o prefeito deu a ele a missão de cuidar da secretaria de Desenvolvimento Econômico e fazer a interface entre o empresariado local e o município.
Para comandar a pasta, que virou estratégica para economia do município, Aylon trouxe Alexsandro Silva economista, especializado em finanças e controladoria e tem experiência na elaboração de projetos de viabilidade e captação de recursos financeiros, além de empresário e consultor credenciado pelo Sebrae e Senai/MT.
Neste ínterim, em parceira com a secretaria, o vice-prefeito conseguiu, mesmo em tempos de Pandemia e redução de investimentos trazer empresas para a cidade, que vai gerar em bons números para o emprego.
O grupo Pereira , por exemplo, está trazendo investimentos da ordem de R$ 150 milhões.
O Grupo Pereira que em 2022 completa 60 anos deve abrir em Rondonópolis um supermercado do tipo atacarejo carregando a marca Fort Atacadista e também um supermercado para atender exclusivamente o varejo, o Comper.
Juntos, os novos empreendimentos receberão um investimento de cerca de R$ 150 milhões e vão abrir cerca de 2.300 vagas de emprego diretos no município.
Diferente do seu antecessor, Ubaldo de Barros, o atual vice conseguiu se destacar e desenvolver projetos para cidade. Aylon conquistou a confiança de Pátio, ao contrário de Ubaldo que se afastou do prefeito e de aliado virou adversário, nas eleições de 2020.
Ubaldo entrou na disputa e teve 789 votos ficando em penúltimo lugar, a frente apenas do candidato do nanico Psol, Kleison Teixeira.