O prefeito Zé do Pátio (SD), de Rondonópolis, segue preocupado, e não sem motivo, quanto as investigações envolvendo a contratação da Coopervale, em sua administração.
Ele deve oficializar, nesta semana, o deslocamento da secretária Késia Elaine Paula Costa de Almeira Marques para a chefia do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Rondonópolis (IPPUR).
Segundo apurado pela reportagem do MinutoMT, o remanejamento é para que Késia tenha tempo para acompanhar, de maneira minuciosa, o desenrolar do processo envolvendo indícios de ilicitude na contratação da prestadora de serviços.
Késia, atualmente, está à frente da pasta da Transparência Pública e Controle Interno. Doutora em contabilidade e professora da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), ela faz parte do quadro efetivo de servidores da Transparência e Controle Interno, tendo amplo conhecimento sobre o setor.
Coopervale no alvo
O Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco), unidade de Rondonópolis (a 216 km ao sul de Cuiabá) deflagrou em maio a operação denominada “Esforço Comum” e tem fechado o cerco pra cima da Coopervale.
A terceirizada estabeleceu contrato, já finalizado, com vários indícios de ilicitude, de mais de R$ 67 milhões com a gestão de Pátio. Antes da operação, o próprio Tribunal de Contas do Estado – TCE já havia se manifestado sobre o mesmo contrato, indicando superfaturamento de R$ 20 milhões.
Já foram procedidos diversos mandados de busca e apreensão, as investigações seguem e a expectativa é que o caso se desenrole, em breve.