Uma criança de nove anos morreu ontem em Rondonópolis vítima de dengue hemorrágica
A secretaria municipal de saúde informou que a criança chegou no PA Infantil no dia 23 de março, às 17h45, com queixa de febre, dor no corpo, vômito.
Pouco tempo depois a criança apresentou grande piora com alteração de exames laboratoriais que apontaram o quadro de dengue hemorrágica, por isso foi encaminhada ao box da unidade para cuidados intensivos.
No dia seguinte, 24 de março, a criança foi avaliada novamente pela equipe médica que solicitou devido à gravidade a necessidade de unidade de terapia intensiva (uti).
A central de regulação do município fez imediatamente o pedido de vaga para o estado e para a Santa Casa de Rondonópolis, ambos não tinham leitos disponíveis.
Sem vagas no estado, e devido a gravidade da criança, ela foi encaminhada e acolhida na uti municipal adulta, no dia 25, às 14h, onde recebeu todos os cuidados necessários.
Alerta
Vale ressaltar que neste domingo (26), conforme informou a regulação, outras quatro crianças em estado grave aguardam vagas de uti pediátrica, sendo uma de Poxoréo, uma de Jaciara, uma de Primavera do Leste e outra de Rondonópolis.
As constantes chuvas têm influenciado no aumento dos casos de dengue em todo o país.
O município de Rondonópolis tem intensificado os mutirões de limpeza em vários bairros da cidade. Também tem tomado medidas como a aplicação de multas para proprietários de terrenos sujos e realizado orientações através dos órgãos competentes para a prevenção dos casos de dengue e leishmaniose.