Onda de calor elevará temperatura em 5 graus em Mato Grosso; baixa umidade piora cenário

Mato Grosso foi incluído em um alerta laranja do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em função de uma onda de calor que pode elevar as temperaturas em até cinco graus. A cor laranja indica perigo para a vida humana.

O alerta de calor deve durar, inicialmente, até a próxima quarta-feira (20). A previsão para Cuiabá aponta máxima de 41 graus para esta segunda e terça. Na quarta, a máxima prevista é de 40 graus. Na quinta e na sexta não haverá mudança no cenário, com previsão de máxima de 41 graus para os dois dias.

O alerta de calor extremo inclui as cidades das regiões centro-sul, sudeste, sudoeste e do Nortão de Mato Grosso. Veja lista completa ao fim da matéria.

As autoridades de saúde do Governo Federal recomendam que, neste cenário de calor intenso, seja evitada a exposição direta ao sol, especialmente entre 10h e 16h. Se possível, é indicado o uso de umidificadores de ar ou de toalhas molhadas para a ajudar a manter os ambientes úmidos.

Entre as recomendações está evitar mudanças bruscas de temperatura em situações como ao sair do banho, por exemplo. Outra recomendação é garantir que recém-nascidos, crianças, idosos e pessoas doentes estejam hidratados, mesmo que digam que não estão com sede.

O mesmo instituto emitiu alerta vermelho, que indica grande perigo, para a região em decorrência da baixa umidade do ar, que deve ser menor do que 12%. O ideal, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é 60%.

A baixa umidade do ar pode aumentar a incidência de doenças respiratórias. Por isso, é importante beber água. Os profissionais de saúde alerta, contudo, que a ingestão de líquidos precisa ser feita em doses ao longo do dia. De nada adianta beber dois litros de água de uma só vez.

Também é recomendada uma alimentação leve e com preferência para produtos naturais, como frutas, verduras e legumes. É preciso ficar alerta também com a prática de atividades físicas, já que o calor excessivo pode causar mal-estar, principalmente nos horários de maior incidência de calor.

Veja as cidades com alerta para calor intenso:

Acorizal , Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Paraguai, Alto Taquari, Araputanga, Arenápolis, Barão de Melgaço, Barra do Bugres, Cáceres, Campo Novo do Parecis, Campos de Júlio, Campo Verde, Chapada dos Guimarães, Comodoro, Conquista D'Oeste, Cuiabá, Curvelândia, Denise, Diamantino, Figueirópolis D'Oeste, Glória D'Oeste, Guiratinga, Indiavaí, Itiquira, Jaciara, Jangada, Jauru, Juscimeira, Lambari D'Oeste, Mirassol d'Oeste, Nortelândia, Nossa Senhora do Livramento, Nova Lacerda, Nova Marilândia, Nova Olímpia, Pedra Preta, Poconé, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião, Porto Estrela, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Rondonópolis, Rosário Oeste, Salto do Céu, Santo Afonso, Santo Antônio do Leverger, São José do Povo, São José dos Quatro Marcos, São Pedro da Cipa, Sapezal, Tangará da Serra, Vale de São Domingos, Várzea Grande e Vila Bela da Santíssima Trindade.


Você pode compartilhar esta noticia!

author

Redação GNMT