A vereadora Marildes Ferreira (PSB) fez uma entrega simbólica da cópia de uma Lei de sua autoria que cria, em Rondonópolis, a Medalha de Honra ao Mérito Dom Wunibaldo Godchard Talleur.
Essa medalha servirá como forma de reconhecimento para personalidades da cidade com lutas destacadas pela educação e causas de assistência social ligadas à igreja, dentro da esfera de Rondonópolis, ao bispo da diocese de Rondonópolis-Guiratinga, Dom Maurício Jardim.
A vereadora explicou que fez questão de oficiar o bispo em razão da história que Dom Wunibaldo representa para a cidade e a diocese. Dom Wunibaldo foi o primeiro bispo local e foi sucedido por Dom Osório Stoffel, Dom Juventino Kastering, e por último pelo atual bispo.
“Ele contribuiu muito para a educação e ajudou a fundar a Escola Sagrado Coração de Jesus, uma das mais tradicionais da nossa cidade”, disse Marildes.
A vereadora explicou ainda que a primeira entrega da honraria ocorrerá ainda neste ano, no dia 12 de junho, na Escola Sagrado Coração de Jesus, onde cada um dos parlamentares poderá agraciar um homenageado, cujo nome precisará ser aprovado por dois terços dos vereadores.
“Os agraciados com a Medalha de Honra ao Mérito Dom Frei Wunibaldo Godchard Talleur terão seus nomes inscritos em livro próprio e nos anais da Câmara Municipal”, destacou a vereadora.
Na justificativa para criar o projeto, a vereadora destacou quão marcante foi a preocupação de Dom Wunibaldo com o ensino e a educação das crianças e dos jovens. Ele conseguiu trazer várias congregações de religiosos: as Irmãs da Ação Pastoral para Chapada e Rondonópolis, as Irmãs Catequistas Franciscanas para São Lourenço de Fátima, Rondonópolis, Itiquira, Pedra Preta, Jaciara e Juscimeira, os Irmãos Lassalistas para um ginásio em Rondonópolis e, finalmente, as Irmãs Salesianas para o Educandário Santo Antônio, em Rondonópolis.