Com um mandato baseado em ações para reduzir a desigualdade social e a geração de oportunidades ao cidadão, o deputado estadual Thiago Silva (MDB) se destaca na Assembleia Legislativa por liderar projetos e iniciativas que possuem como foco a promoção da inclusão social. Dentre o público atendido estão os jovens que são conduzidos em ações que garantem o desenvolvimento pessoal e intelectual e às famílias de baixa renda que são beneficiadas com a capacitação profissional para ingressarem no mercado com dignidade e oportunizando para a geração de renda.
Por defender a educação como mecanismo de transformação de vidas, o parlamentar busca trabalhar na oferta de cursos de qualificação para preparar o cidadão em situação vulnerável a ter uma formação e, assim, ser um passo para alcançar uma vaga de emprego. “O acesso à educação e à formação profissional são fundamentais para garantir a ascensão social, temos trabalhado e executado projetos que oferecem cursos e capacitações gratuitas para jovens e adultos”, explica.
Thiago Silva lançou o projeto social “Flor do Cerrado”, idealizado por sua esposa Eliane Moreira, em que beneficiou mais de mil mulheres com cursos de panificação, confecção de doces, pedrarias em chinelos, crochês, pintura em tecido, entre outras atividades. De acordo com a moradora do bairro Edelmina Querumbim de Rondonópolis, Elizabete Cunha, essa oportunidade permitiu ter a prática da pintura em tecido e a possibilidade de ter uma renda extra com o aprendizado.
Com a necessidade do mercado de trabalho contar com mão-de-obra qualificada, o parlamentar destinou emenda no valor de R$ 800 mil ao governo estadual, em atendimento ao Programa “Qualifica MT”, que capacitou mais de 600 pessoas com cursos técnicos profissionalizantes em áreas administrativa, gastronômicas, construção civil, elétrica, entre outros.
Ele também criou o “Projeto Tocando em Frente” que já formou mais de 600 crianças e adolescentes na área da música com o curso de violão. Também, o deputado destinou recursos por emenda parlamentar para o Instituto Ciranda ampliar as vagas e oferecer mais opções de instrumentos musicais para a juventude beneficiada. “A música não só traz o conhecimento, como, também, contribui positivamente no convívio social. Damos a oportunidade para os jovens seguirem caminhos seguros e realizamos sonhos para aqueles que não tinham condições financeiras para fazer o curso, pois é totalmente gratuito”, explica.
Além da música, Thiago Silva oportunizou os jovens na prática de atividade física com o projeto “Esporte é Saúde!” com acesso gratuito às escolinhas de futebol e dando todo o suporte com a entrega de uniformes, bolas, redes, raquetes, mesas de tênis de mesa, entre outras ações. “Nosso intuito é lutar contra a desigualdade social e garantir novas oportunidades para crianças, jovens e adultos que necessitam de apoio do poder público. Na prática, geramos mais aprendizagem, empregabilidade e a reinserção de pessoas no mercado de trabalho. Continuaremos com o nosso trabalho por mais justiça social, qualidade de vida, bem-estar, dignidade e oportunidades a todos”, finalizou.