A prefeitura de Rondonópolis informou ontem ao A TRIBUNA, por meio de sua assessoria de imprensa, que aguarda o pedido oficial de suspensão das obras dos corredores exclusivos para ônibus, ciclofaixas e ciclorrotas, feito pela Câmara Municipal para, depois disso, se posicionar.
“A Prefeitura aguarda o documento oriundo da Câmara”, diz o município. A execução do projeto foi iniciada pela rua Dom Pedro II, há mais de dez dias.
Conforme noticiado, uma audiência pública realizada na tarde de terça-feira (6), na Câmara Municipal, resultou no encaminhamento do pedido de suspensão, por pelo menos 15 dias, a fim de que o tema possa ser melhor discutido e ser realizado um estudo técnico mais aprofundado da projeto em execução.
Este é o segundo pedido de paralisação dos serviços. O primeiro foi encaminhado ao prefeito José Carlos do Pátio (PSB) pela Câmara Municipal, por meio de ofício, na semana passada, após reunião com integrantes de entidades empresariais do município.
O temor do segmento é que a implantação do projeto possa gerar prejuízos ao comércio, por conta de uma possível perda de vagas de estacionamento na região central. O pedido não foi acatado e as obras executadas pela empresa contratada pela prefeitura seguiram.
Desta vez, o presidente da Câmara Municipal, vereador Júnior Mendonça (PT) adiantou que, caso o prefeito desconsidere o pedido de suspensão, a Câmara poderá apresentar um Projeto de Lei para que se paralise a implantação.
PROJETO
Segundo divulgou a prefeitura, estão previstos a implantação de 24km de corredores com faixas exclusivas para ônibus do transporte coletivo municipal e 22 km de ciclofaixas e ciclorrotas, somando as ruas Dom Pedro II, Fernando Corrêa, Rio Branco, João Pessoa, Otávio Pitaluga, João Goulart, Rio Branco (trecho mão dupla).
Para implantação das faixas exclusivas para os ônibus, deve-se retirar uma das faixas destinadas para estacionamento e transformá-lo em corredor exclusivo de transporte coletivo nos horários de pico. Os horários que apenas ônibus poderão usar os corredores serão das 6h às 8h e das 16h45 às 18h.