O Polo de Irrigação Sustentável do Médio Norte de Mato Grosso foi lançado nesta terça-feira (06), na cidade de Sorriso/MT, em uma solenidade promovida pela Associação dos Produtores de Feijão, Pulses, Grãos Especiais e Irrigantes de Mato Grosso (APROFIR MT), pelo Ministério de Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) e pela Prefeitura Municipal de Sorriso, que são também os agentes desenvolvedores do projeto.
O presidente da APROFIR MT, Otávio Palmeira, destacou que o Polo de Irrigação Sustentável do Médio Norte traz números impressionantes, desde a sua concepção e retrata o quanto a agricultura irrigada de Mato Grosso, tem potencial de crescimento e desenvolvimento. “Esse polo de irrigação já nasce grande, pois são 89 mil hectares, o que corresponde hoje a 52% da área irrigada do Mato Grosso. Nós temos aqui um futuro muito promissor da irrigação, com agricultores destemidos e corajosos, e não tenho dúvidas que agora juntos, em forma de polo, poderão trazer para esta região grandes áreas irrigadas, gerando emprego e renda para cá”, disse.
No decorrer dos trabalhos integrados entre os técnicos da APROFIR MT e do MIDR, foram identificados os principais gargalos que dificultam o desenvolvimento da agricultura irrigada na região, e aliado a dois fatores principais: o potencial adicional de área irrigável e o grande lastro tecnológico, que a região possui, chegando a decisão da criação do polo.
O coordenador de Informações e Acompanhamento de Polos e Projetos de Irrigação do MIDR, Frederico Cintra Belém, explica que, após o polo criado, a região ganha uma força institucional e de grupo para buscar soluções às demandas da cadeia, da agricultura irrigada. “A função do polo é conseguir reunir, dentro das suas características de produção dos municípios, quais são as dificuldades e os pontos fortes existentes nesta região, para que possa obter os objetivos junto a política nacional de irrigação, que é expandir a área irrigada e melhorar o desenvolvimento regional destes municípios. Então, a função do polo é, planejar e executar da melhor forma, ações junto com os governos Federal, Estadual e Municipal, instituições e órgãos e é claro com os produtores rurais”, destacou.
O município de Sorriso foi escolhido para ser a sede do novo polo de irrigação, em Mato Grosso, e, para o prefeito Ari Lafin, é um grande ganho para a cidade e a região. “A chegada deste polo em nosso município, faz com que, nós possamos ainda mais, potencializar a nível nacional e até mesmo internacional, tudo aquilo que está acontecendo em nosso município e região. Ser um polo de irrigação, sem sombra de dúvida, em um momento, em que nós precisamos produzir mais, sobre a mesma área, e é um momento importantíssimo, faz de Sorriso uma cidade ainda mais reconhecida, não só pela sua potencialidade agrícola, mas principalmente por sua organização também”, exaltou.
Após o lançamento do Polo de Irrigação Sustentável do Médio Norte de Mato Grosso, uma série de ações estão sendo iniciadas, como explica o diretor da APROFIR MT e presidente da Câmara Técnica, Rodrigo Borges. “Além do lançamento do polo, também houve a escolha do grupo gestor e de forma intensificada, o levantamento dos movimentos necessários, para eliminar os gargalos, para o desenvolvimento da irrigação na região. Então os próximos passos serão a priorização destas ações, nós vamos buscar cincos projetos prioritários, que venham trazer o maior benefício para o setor na região e principalmente para o polo, como infraestrutura, licenciamento, e nós vamos trabalhar dentro das ações elencadas hoje, que são muitas, esse grupo que enxergamos que trará benefícios em curto prazo”, explicou.
Na avaliação do diretor executivo da APROFIR MT, Afrânio Migliari, os trabalhos desenvolvidos durante o lançamento do polo foram executados pelos participantes de forma compromissada e exitosa. “Foi um dia extremamente produtivo, com as pessoas engajadas em contribuir da melhor forma. E agora temos que consolidar tudo aquilo que foi debatido e organizado em um cronograma, com os presentes, dentro das metas identificadas e colocá-las em prática. Deixamos um agradecimento especial a presença do Frederico Cintra do Ministério de Integração e Desenvolvimento Regional, ao Fernando Ritter da SUDECO e ao nosso presidente da APROFIR, Otávio Palmeira e a todos aqueles que prestigiaram e contribuíram neste evento”, finalizou.
O Polo de Irrigação Sustentável do Médio Norte de Mato Grosso, que conta com 14 cidades, Sorriso, Nova Ubiratã, Vera, Lucas do Rio Verde, Ipiranga do Norte, Nova Mutum, Porto dos Gaúchos, Tapurah, Santa Rita do Trivelato, Sinop, Santa Carmem, Cláudia, Tabaporã, Feliz Natal, União do Sul, Itanhangá, São José do Rio Claro, Nova Maringá e Marcelândia. Possui 523 propriedades e que apresenta 672 pivôs já existentes e uma área de quase 90 mil hectares. A instalação oficial ocorrerá no Ministério da Agricultura no próximo dia 15 de junho, data em que o país passará a celebrar o “Dia Nacional da Agricultura Irrigada”.