É quase unânime a indisposição da sociedade pela realização do carnaval de 2022. A comemoração popular do Brasil, considerada uma das maiores do mundo, vai passar em branco em muitos municípios.
A contrariedade pela organização da festa união esquerda e direita numa mesma direção. O município de Rondonópolis é um exemplo entre tantos outros. A Agência de Notícias Primeira Hora promoveu uma enquete sobre o assunto.
O resultado passou perto da integralidade, cerca de 96% daqueles que participaram do levantamento afirmaram que são contra o carnaval no momento da pandemia.
O alto grau de rejeição já pode ser efeito da repercussão da variante Ômicron, que foi detectada em alguns países da Africa. O vírus já está presente na Europa e acaba de ser confirmado no Canadá.
OMS
A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou hoje (29) que a variante novo coronavírus impõe alto risco de novos surtos de infecção.
A OMS advertiu as 194 nações afiliadas de que a possibilidade de um novo surto pode ter consequências severas, mas ressaltou que nenhuma morte foi registrada até o momento em decorrência da nova variante.
Brasil
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse nesta segunda-feira (29) que a principal resposta contra a variante Ômicron é a vacinação. Ele afirmou que o cuidado da vigilância em saúde no país permanece o mesmo adotado desde o começo da pandemia. “É uma variante de preocupação, mas não é uma variante de desespero porque temos um sistema de saúde capaz de nos dar as respostas no caso de uma variante dessa ter uma letalidade um pouco maior. Ninguém sabe ainda”.
Primeira Hora, com informações da Agência Brasil