Apenas oito mulheres lideram pesquisas eleitorais nas 50 maiores cidades do país

Com as eleições municipais 2024 batendo na porta, apenas oito mulheres lideram as pesquisas eleitorais para as prefeituras das 50 maiores cidades do país. Metade é de mulheres negras, duas buscam a reeleição e nenhuma está no Sul. Ao todo, 17 das 50 maiores cidades não têm candidata a prefeita. Destas 17, cinco são capitais.

De acordo com um levantamento elaborado pelo Uol, em outras cinco capitais, há mulheres na liderança — a capital de Tocantins, Palmas, não está entre as 50 maiores cidades do país. Nos grandes municípios, as chances são baixas.

A maioria das candidatas mulheres em cidades grandes são de partidos nanicos, geralmente de esquerda, que não chegam a pontuar nas intenções de voto.

Candidatas negras também são minoria entre as que têm chance. Apesar de serem metade das que despontam nas pesquisas, a maior parte das postulantes que se consideram pardas ou pretas não está entre os mais cotados. Só há uma concorrente transexual.

As candidatas que lideram vêm de três partidos: PT, União Brasil e PL. Elas estão em todas as regiões, menos no Sul. Metade estão no Sudeste. Duas concorrem à reeleição. As prefeitas Margarida Salomão (PT), de Juiz de Fora (MG), e Marília Campos (PT), de Contagem (MG), são favoritas a seguir no cargo.



Você pode compartilhar esta noticia!

author

Redação GNMT