Os representantes do Movimento Comunitário de Rondonópolis participaram da reunião “Por toda Rondonópolis”, com o pré-candidato à Prefeitura Municipal e deputado estadual, Thiago Silva (MDB), na última sexta-feira (19), para debater propostas que atendam os anseios da população e aplicação de mecanismos eficazes que favoreçam no atendimento das demandas apresentadas pelos líderes comunitários à gestão pública. O encontro aconteceu na sede da União Rondonopolitana de Associações de Moradores de Bairros (Uramb) e contou com mais de 100 pessoas.
Com a experiência vivida como presidente nos bairros Eldorado, Santa Fé, Mirassol e Copacabana, o parlamentar sabe a importância e o papel fundamental de um líder comunitário em prol de melhorias e na promoção de políticas públicas para a população.
“Eu que fui presidente de quatro bairros, sei que as lideranças comunitárias são os olhos da gestão pública para identificar e levantar as principais reivindicações para atender a população. Sou prova que muitos dos avanços que aconteceram nos bairros, as obras de asfalto, saúde e educação foi uma luta iniciada pelos presidentes de bairros. Como vereador e deputado estadual, também sempre busquei a parceria dos líderes comunitários da nossa cidade, para fazer um mandato mais participativo e de resultados. E o nosso objetivo como pré-candidato é defender uma gestão que tenha a participação efetiva do movimento comunitário, ajudando na formulação das políticas públicas e na construção de uma cidade com melhores índices de qualidade de vida”, declarou o parlamentar.
A presidente da União Rondonopolitana de Associações de Moradores de Bairros (Uramb), Nilza Siqueira, explica que essa reunião com as lideranças foi importante para apresentar as solicitações da categoria, ainda mais por Thiago Silva já ter sentido na pele a realidade enfrentada por aqueles que se dedicam voluntariamente a resolver os problemas da cidade. “Já conhecemos Thiago Silva da base do Movimento. O pai dele também fez parte. E nós, sabemos a valorização que Thiago tem como cada homem e mulher que trabalham voluntariamente na busca de trazer as melhorias para Rondonópolis. O Thiago sempre foi a mesma pessoa desde quando era presidente de bairro, trata a todos sempre com igualdade, humildade, respeito e valoriza todos”, declarou.
No encontro, ela aproveitou para sugerir a importância de ter uma Secretaria Adjunta de Assuntos Comunitários na Prefeitura, com poderes e autonomia para poder tratar diretamente com as lideranças, melhorias nos centros comunitários que necessitam de atenção, regularização das associações, como, também, a criação de duas subprefeituras na região Salmen e Vila Operária para facilitar o trabalho dos líderes comunitários e para ter uma maior aproximação com os moradores e contar com profissionais que possam desburocratizar, agilizar e oferecer um atendimento de excelência para todos cidadãos rondonopolitanos.