A deputada estadual Janaina Riva (MDB) defendeu o fim da polarização na política nacional e convocou parlamentares de Mato Grosso a mudar a postura para acabar com o "extremismo" que resultou, por exemplo, no quebra-quebra em Brasília em 8 de janeiro. Segundo ela, cabe aos políticos dar o primeiro passo para um país em harmonia.
“Para que essa coisa raivosa e de extremismo vá embora deve ser papel dos políticos”, afirmou.
A polarização na política do país começou com a disputa entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), para a eleição 2022.
Com a derrota de Bolsonaro, seus apoiadores revoltados com a decisão anunciada em outubro do ano passado pelo Tribunal Superior Eleitoral, começaram uma série de manifestações pelo país com bloqueios de rodovias.
No entanto, a situação acabou em atos de vandalismo e destruição nas sedes dos três poderes na Capital Federal.
De acordo com Janaina, é papel da classe política reverter essa situação, que segundo ela, foi de certa forma, fomentada por eles.
“Nós mesmos que estávamos fomentando aquelas ofensas, aqueles absurdos que a gente viu aí no passado. Eu acho que é papel dos políticos fazerem com que o clima seja mais leve”, declarou.