Lideranças políticas e de movimentos de direita de Mato Grosso estão se articulando para lançar candidatos conservadores nas eleições do próximo ano alinhados com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Durante o I Congresso Conservador de Mato Grosso, realizado neste final de semana em Sinop, o deputado federal José Medeiros (PODE) confirmou a pré-candidatura ao governo do Estado do empresário Odílio Balbinotti Filho (sem partido).
“A direita bolsonarista está articulando um palanque forte em Mato Grosso para o presidente Bolsonaro, com candidaturas alinhadas com o campo conservador e defensoras da atual gestão federal. O processo decisório sobre a pré-candidatura de Odílio passou pelo presidente. Agora, temos de fato um nome alinhado com Bolsonaro e que defende os valores da família, da pátria e do livre mercado”, disse Medeiros à imprensa durante o Congresso Conservador.
Ligado ao setor produtivo de Mato Grosso, Balbinotti Filho é uma das principais lideranças da direita de Mato Grosso e esteve reunido com o presidente Bolsonaro, na semana passada em Brasília, para discutir o futuro político do estado.
“Tive a oportunidade de estar com o presidente na última quinta-feira (25). Foi uma conversa muito positiva. Nesse momento, acho que já podemos falar em pré-candidatura, pois Mato Grosso precisa de uma alternativa de direita que possa trabalhar em sintomia com o governo federal em prol das pessoas”, afirma Balbinotti.
Para Medeiros, que é pré-candidato ao Senado Federal, o cidadão mato-grossense está descontente com a atual gestão estadual e está ávido por uma alternativa que seja verdadeiramente ligada às pautas defendidas pelo presidente Bolsonaro.
“Odílio Balbinotti Filho é alinhado com o campo conservador e tem grande experiência na área da gestão. Ele será um governador de resultados, que cumpre os compromissos e parceiro do presidente Bolsonaro”, ressalta Medeiros, que é vice-líder do governo Bolsonaro na Câmara Federal.
Além da pré-candidatura ao governo e Senado, as lideranças conservadoras estão articulando chapas para ampliar a representatividade na Câmara Federal e Assembleia Legislativa.