O parlamentar reuniu com os associados da entidade e envolvidos do projeto Rede Cidadã que atuam em prol da população em estado de vulnerabilidade
O deputado estadual Delegado Claudinei (PSL) esteve na sede da Associação de Moradores do Conjunto Habitacional Coophalis, em Rondonópolis, na última sexta-feira (15), para levantar as principais demandas com os envolvidos. Estiveram presentes o presidente da entidade, Silvano Antonio de Barro, o advogado Amauri Brito Filho, os sargentos Reinaldo Carlos de Prociuncula e Jucimeiri Oliveira de Amorim da Polícia Militar de Mato Grosso, entre outros associados.
Silvano expôs sobre a existência de mais de 40 anos da Associação que desenvolve atividades para a defesa dos direitos sociais, como, também, apontou as deficiências existentes na estrutura física do prédio. “Esse prédio foi feito há 45 anos e precisa de reforma. A prefeitura não mexe, pois é da Associação. Tem um campo com iluminação de 1982 que precisa de adequação. Precisamos de ajuda e apoio por parte do deputado”, comentou.
Ele citou que as principais atividades promovidas na entidade envolvem o futebol de campo e areia, judô, zumba e, antes da pandemia da Covid-19, era oferecido balé. Para que os serviços sejam oferecidos em ambiente confortável e adequado ao público, o presidente da Associação explica que são necessárias melhorias na parte elétrica, a troca de telhas, realização de cobertura em algumas áreas ao redor do prédio, reformas de banheiros e cozinha e iluminação do campo de futebol.
“Já vou pedir para a minha assessoria entrar em contato para fazer os devidos levantamentos, para podermos avaliar a possibilidade de destinarmos emenda parlamentar para o próximo ano e, assim, contribuir com essa importante Associação. Como eles informaram que a entidade está com tudo legalizado, então não teremos problemas. Eles vão nos enviar o projeto para termos uma percepção de custos para o devido apoio”, explica Claudinei.
Rede Cidadã
Com a realização da reforma da sede da Associação é estudada a inclusão do projeto Rede Cidadã que atende crianças e adolescentes de sete a 17 anos de idade, em situação de vulnerabilidade, sendo que tem o envolvimento dos sargentos Carlos e Jucimeiri. “Se houver uma ampliação, vai dar mais qualidade para as crianças e adolescentes que trabalhamos, em que oferecemos cursos e desenvolvemos a cidadania com eles”, explica a sargento.
Ela frisa que grande parte das demandas que são atendidas, muitas vezes, são geradas por parte da rede de ensino. “Também, vamos nas casas das famílias, sendo um pedido da escola. Fazemos os rastreamentos para os devidos encaminhamentos. Se elas não têm acompanhamento, pode correr o risco de irem para a criminalidade. Este ano, trouxemos 111 alunos que não iam ou frequentavam na escola. A gente traz para a socialização e evitamos a evasão escolar e baixo desempenho”, salienta Jucimeiri.
De acordo com sargento Carlos que coordena o projeto da Rede Cidadã, são promovidas a integração e inclusão social, sendo preciso ter espaços para os atendimentos dos núcleos administrativo, psicossocial, de cultura e esportes, e de pedagogia na área da educação.
“Um projeto bastante interessante! É a oportunidade para que crianças e adolescentes não se percam no mundo da criminalidade. Vou verificar a forma que vamos destinar as emendas para somarmos junto com eles. Eles vão nos apresentar os projetos específicos para avaliarmos”, expôs o parlamentar.
No final da reunião, o deputado Claudinei se prontificou em fazer uma agenda junto à Secretaria Municipal de Educação e vai comunicar aos presentes para discutirem a situação dos projetos debatidos no encontro.