Eleição na Alemanha: centro-esquerda derrota partido de Merkel mas pode demorar para formar governo

Os social-democratas de centro-esquerda da Alemanha venceram por uma pequena margem o partido da chanceler Angela Merkel nas eleições realizadas no domingo (26/09), de acordo com os resultados preliminares.


No entanto, nenhum partido conquistou maioria no Parlamento alemão. Com isso, as próximas semanas serão dominadas por debates entre os principais partidos alemães para formação de uma coalizão de governo.


Em eleição que marca fim de era Merkel, partido de chanceler perde liderança nas pesquisas

Angela Merkel: a líder prática e conciliadora que marcou o início do século

As negociações podem durar semanas e acredita-se que um novo governo possa vir a ser formado só no Natal. Nesse período, a chanceler Angela Merkel continuará governando o país.


O líder do partido social-democrata (SDP, na sigla em alemão), Olaf Scholz, diz que ganhou nas urnas um respaldo claro para formar um governo, mas seu rival conservador, Armin Laschet, da União Democrática Cristã (CDU/CSU), está determinado a continuar lutando. Existe a possibilidade de Scholz não conseguir formar uma coalizão, e até mesmo de partidos menores se unirem a Laschet, que ficou em segundo lugar nas urnas.


O SPD e a CDU/CSU governam a Alemanha juntos há anos, mas é improvável que continuem em coalizão agora.

Você pode compartilhar esta noticia!

author

Redação GNMT