O vereador Adonias Fernandes (MDB) apontou a decisão de deixar o plenário, tomada pelo grupo de 14 vereadores (g-14) que defende a antecipação das eleições da mesa diretora da Câmara, como fato histórico e negou que essa ação traga prejuízos ao município. “Podemos votar esses projetos em uma nova sessão extraordinária, isso não é problema”, disse.
Por outro lado, ele pediu compreensão ao prefeito Zé Carlos do Pátio (SD) sobre a situação e que o mesmo não interfira nas eleições para a mesa diretora e nas decisões do grupo. “Um conselho ao prefeito , que ele retire o seu secretariado para não pressionar os vereadores, ninguém vai correr de pressão de secretário, os vereadores são maduros, não entre nessa prefeito, estão vendendo uma ilusão para você que não é real”, destaca o vereador.
O vereador Junior Mendonça, o Junião (PT), que é um dos principais articuladores do grupo dos 14 vereadores que defendem a antecipação das eleições da mesa diretora da Câmara de Rondonópolis, garantiu que no momento, o grupo está unido e prova foi dada na retirada do plenário na sessão de hoje, em razão da recusa do presidente da Câmara, Roni Magnani (SD) em não colocar a urgência do projeto da antecipação em votação. “O grupo está mais unido do que nunca”, resumiu o parlamentar.
Junião é apontado como virtual presidente caso as eleições antecipadas ocorram.