Independência da Casa de Leis

Deputado elogia Assembleia e condena o ‘fecha tudo’

Após a Assembleia Legislativa reprovar, com apenas um voto contrário, o Projeto de Lei, do Governo do Estado, que antecipava cinco feriados como forma de conter o coronavírus, o deputado federal José Medeiros (Podemos) afirma que a atitude demonstrou independência da Casa de Leis e sintonia com a população, que neste momento está preocupada com o vírus, mas também com a falta de alimento na mesa. O parlamentar também criticou a manobra do governador Mauro Mendes (DEM) em transferir para o Legislativo a atitude de parar a economia de Mato Grosso com o ‘mini lockdown' de 10 dias.


“Todos nós estamos preocupados com o avanço da pandemia, mas é importante ressaltar que a paralisação de 10 dias não vai conter o vírus, pelo contrário, pode ser um fator que contribui ainda mais para o aumento das aglomerações. Na votação de ontem (terça-feira), os deputados estaduais honraram a população mato-grossense. A não aprovação do projeto era o anseio das pessoas. É visível o desespero dos pequenos empreendedores, que sobrevivem vendendo churrasquinho, baguncinha, cachorro quente, enfim todas essas pessoas que não sabem como levar o alimento para suas famílias se forem impedidas de trabalharem”, enfatiza o deputado federal.


Medeiros lembra que o momento não é penalizar ainda mais as pessoas, mas sim buscar soluções para amenizar o impacto do vírus, adotando um plano mais eficaz para tratamento da doença, como ampliação dos leitos de UTIs, e estreitar o diálogo com o setor produtivo do estado, principalmente os micros e pequenos empresários.


“É fácil para quem vive em um condomínio de luxo, como é o caso do governador, endurecer as medidas, como fechar tudo. Agora, na vida dessas pessoas o impacto é enorme. Os proprietários de bares e restaurantes estão fechando seus negócios. Eles não têm condições de dar férias para seus funcionários e nem demitir. Não tem dinheiro para nada e nem horizonte. Por isso, ressalto a altivez da Assembleia Legislativa que agiu em consonância com a população”, frisa.


Ao cobrar um plano de ação do estado e dos municípios para combater essa nova onda do coronavírus, Medeiros destaca o avanço da vacinação e esforço do Governo Federal para garantir mais de 500 milhões de doses até o final do ano.


“Como o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) anunciou ontem, o Brasil é o quinto país que mais vacinou no mundo, sendo mais de 14 milhões de pessoas que receberam ao menos uma dose da vacina. A União enviou mais de 32 milhões de doses para os estados. Além disso, o governo Bolsonaro enviou ajuda financeira para os estados enfrentarem a pandemia. De acordo com os dados divulgados pelo Governo Federal, Mato Grosso recebeu cerca de R$ 15 bilhões para saúde”.


O deputado federal também elogiou a atitude do presidente da República, do presidente da Câmara Federal, deputado Arthur Lira (PP-AL), e do presidente do Senado, senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), em criarem um comitê nacional de combate à pandemia do Covid-19. 


“Essa união é importante para o país. O governador Mauro Mendes podia seguir o exemplo e deixar as diferenças políticas de lado, principalmente com os prefeitos e parlamentares, e criar um comitê ou uma força-tarefa para enfrentar essa crise sanitária”, finaliza Medeiros. 

Você pode compartilhar esta noticia!

author

Redação GNMT