A Polícia Civil prendeu, na noite desta terça-feira (17), dois homens, de 43 e 44 anos, suspeitos de se passarem por técnicos de energia para extorquir moradores, no bairro Jardim Assunção, em Rondonópolis.
A ação foi realizada por equipes da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos após denúncia de moradores, que relataram a atuação dos suspeitos em residências da região.
Segundo as investigações, os homens se apresentavam como prestadores de serviço ligados à concessionária de energia e alegavam estar realizando vistoria no padrão elétrico das casas. Durante a suposta inspeção, informavam às vítimas que havia irregularidades na fiação, caracterizando furto de energia, e exigiam pagamento em dinheiro para evitar a aplicação de multas elevadas.
Desconfiadas, as vítimas entraram em contato com a empresa de energia, que informou não realizar esse tipo de cobrança e orientou que o caso fosse denunciado à polícia.
Com base nas informações, os investigadores passaram a monitorar os suspeitos e realizaram vigilância no local combinado para a entrega do dinheiro. No momento em que os homens retornaram à residência e receberam o valor exigido, foram abordados e presos em flagrante.
Durante a ação, o dinheiro pago pela vítima foi encontrado dentro do veículo utilizado pelos suspeitos. Questionados, eles confessaram o crime.
Os dois foram conduzidos à delegacia, onde foram autuados em flagrante e permanecem à disposição da Justiça.
A Polícia Civil destacou que a rápida atuação foi fundamental para interromper o golpe e reforçou a orientação para que a população sempre verifique a identificação de prestadores de serviço e desconfie de cobranças fora dos canais oficiais.