O vereador Adonias Fernandes (MDB) comemorou nesta quarta-feira (14) a aprovação do projeto que cria a Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) ‘Parque Menina Moça’, na região da Vila São Francisco, em Rondonópolis. O prefeito José Carlos do Pátio atendeu a uma indicação feita por Adonias, ainda em fevereiro de 2017.
O parlamentar explica que uma unidade de conservação de uso sustentável possui característica naturais e geralmente abriga exemplares raros de fauna e flora, sendo uma área de pequena extensão que exige cuidados especiais. “O principal objetivo dessa área é manter o ecossistema natural, a conservação da natureza e aliar isso a um espaço de lazer para essa região que engloba parte do centro, Vila São Francisco e Vila Birigui”, afirma Adonias.
Segundo o vereador, que viveu na Vila São Francisco desde criança, essa área em questão, até o final da década de 70, era conhecida como ‘bosque Menina Moça’ e representava um local de lazer para aquela região. “Naquela época, a maioria das famílias utilizavam o espaço para piqueniques, prática desportiva e para banhar-se nas águas do córrego Patrimônio”, lembra.
Para Adonias essa área representa um importante espaço natural por possuir vegetação e mata nativa, apesar de hoje estar cercada de construções habitacionais e comerciais. “É uma região que não existe local para o lazer das pessoas que ali residem e que apesar de possuir rios e concentração de mata nativa, precisa ser transformado em uma área de lazer e entretenimento gratuito à população”, finalizou.