Moradores cobram ações para enfrentar degradação e insegurança na região central de Rondonópolis
O vereador Dr. José Felipe Horta (PL) solicitou nesta terça-feira (23), de uma reunião para discutir a situação da região conhecida como Centro A, em Rondonópolis. O encontro contou com a presença do comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar, Lauro Osório, e do coordenador do Gabinete de Apoio à Segurança Pública (Gasp), subtenente Carlos Guinancio.
A reunião foi realizada após reivindicações de moradores da região, que denunciam a crescente degradação do Centro A. Entre os principais problemas apontados estão prostituição, suspeitas de tráfico de drogas e o aumento do número de pessoas em situação de rua, fatores que têm gerado preocupação entre comerciantes e moradores.
Durante o encontro, a comunidade cobrou providências para recuperar a área e reforçar a segurança. Em resposta, o coordenador do Gasp destacou que a administração municipal possui uma série de ações planejadas que podem contribuir para mudar a realidade da região.
Segundo Guinancio, por meio de uma decisão do prefeito Cláudio Ferreira (PL), as iniciativas deverão envolver o Gabinete de Gestão Integrada (GGI) e diversas secretarias municipais, promovendo uma atuação conjunta para enfrentar os problemas sociais e de segurança pública registrados no local.
Como encaminhamento, o vereador Dr. José Felipe informou que pretende apresentar uma proposta para a criação de uma câmara temática voltada exclusivamente ao debate sobre o Centro A. A ideia é aprofundar as discussões e reunir representantes do poder público, forças de segurança, comerciantes e moradores na busca por soluções permanentes para a região.
Para o parlamentar, a união entre os diferentes órgãos públicos e a participação da sociedade serão fundamentais para recuperar o Centro A e devolver mais segurança, organização e qualidade de vida à população