Projeto Adote um Espaço visa recuperar espaços coletivos

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável de Várzea Grande, em parceria com escolas e a iniciativa privada desenvolve o projeto ‘Adote um Espaço’, lançado no Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06), e nesta quarta-feira (26/11) foi realizado o descerramento da placa que marca o início das atividades em destes espaços. Onde da união entre escola/empresa iniciará a mudança de realidade de locais muitas vezes abandonados, transformando-os em ambientes de convivência social da comunidade, com projetos de limpeza, paisagismo e arborização.


O projeto Adote um Espaço conta com seis escolas de Várzea Grande, onde a prefeitura cederá terrenos públicos e os colégios iniciarão esta transformação com a parceria das empresas. Uma das escolas participantes é o Colégio Metha, que adotou um terreno no bairro Costa Verde, na rua Brigadeiro Eduardo Gomes e recebe o apoio financeiro da Refrigerantes Marajá para a conclusão do projeto. O coordenador de Recursos Humanos da Marajá e responsável pelas ações sociais e ambientais da empresa, Tiago Bruehmueller Morinigo, explica as etapas que serão desenvolvidas no espaço adotado. “Nós vamos fazer toda a limpeza do local, onde dará lugar a um centro de socialização, com academia ao ar livre para toda a população utilizar, além da arborização com mudas nativas cedidas pela Secretaria de Meio Ambiente. O mais importante deixando de ser um terreno abandonado, para ser um espaço ocupado pela comunidade, que poderá no futuro ser cuidado pelos próprios moradores”, disse.


O secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável de Várzea Grande, Jean Lucas Teixeira de Carvalho, destaca a união de esforços em todos os segmentos para a preservação do Meio Ambiente. “A ideia do projeto é fazer uma conexão de responsabilidades, em firmar aquele compromisso da constituição de que Meio Ambiente é dever de todos. E nada mais prático do que trazer as entidades e empresas para dentro de ações como esta, onde a iniciativa privada sempre será bem-vinda”, comentou.


Para a diretora do Colégio Metha, Cristiani Maza, o Adote um Espaço desempenha um papel fundamental e prático na vida dos alunos que participarão do projeto. “É importante para os alunos saberem que estão integrados em um trabalho de restauração de uma área verde, onde vai valorizar a cidade e também para que não permaneça um depósito de lixo. E também será um espaço a mais de convivência dos próprios alunos que moram por esta região, que poderão fazer o papel de conscientizar os moradores a preservar esta área de lazer”, pontuou.


O projeto Adote um Espaço conta com o apoio do Ministério Público de Mato Grosso, e deve ser concluído entre maio e junho de 2025.


Você pode compartilhar esta noticia!

author

Redação GNMT