Thiago Silva apresenta propostas e defende mais políticas públicas aos autistas

O candidato à Prefeitura de Rondonópolis, Thiago Silva (MDB) e autor da Lei de n. º 11.785/2022, que torna a Associação Rondonopolitana de Pessoas com Transtorno Autista (Arpta) de utilidade pública estadual, participou de encontro promovido pela instituição filantrópica, para apresentar as propostas e ações realizadas em prol das pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares. A ação foi conduzida pela presidente e fisioterapeuta neuro-funcional, Rafaela Virgínia da Silva, e com a presença de associados. 


O emedebista abordou sobre a proposta de implantar a Casa do Autista, com projetos, programas e serviços voltados ao diagnóstico e tratamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA) que contará com um espaço composto de consultórios, áreas administrativas e espaços inclusivos para diagnóstico e tratamento especializado para o público-alvo. Ele também pretende fazer o chamamento público para a contratação de profissionais da saúde, principalmente para acabar com as demandas reprimidas, já que há mais de 200 pessoas na fila de espera - por ter apenas a Arpta, e os Centros de Reabilitação Nilmo Júnior e o de Atenção Psicossocial Infantil (CAPS) para o atendimento.


Em relação à educação, Thiago Silva defendeu o Programa de Capacitação Continuada para os profissionais da rede municipal de ensino, principalmente na área de atendimento às pessoas com TEA. “Sabemos que hoje, os estagiários contribuem com os alunos em condição especial, mas precisamos capacitar – tanto de forma teórica como na prática – os nossos servidores que atuam nas unidades escolares. Temos que promover um ambiente igualitário, de respeito e combater o capacitismo – e manter a pessoa com autismo, incluída e sem discriminação nas relações sociais”, pontuou o candidato. 


Ele frisou que no Plano de Governo, pretende ampliar o número de salas de Atendimento a Educação Especial (AEE), implantar políticas públicas de inserção de pessoas com necessidades especiais no mercado de trabalho, potencializar a educação inclusiva com suporte aos professores e agentes escolares e das políticas de inclusão aos alunos da educação especial, bem como, adaptar as estruturas físicas necessárias à acessibilidade nas escolas da rede municipal e capacitação dos profissionais, bem como material didático.


Com os mandatos de vereador e deputado estadual, Thiago Silva, sempre defendeu mais políticas públicas para o público autista. Tanto que é autor da Lei Municipal de n.° 9.725/2018 que institui o Dia Municipal de Conscientização do Autismo, da Lei Estadual de n.° 11.689/2022 que propõe a Política Estadual de Educação Especial, Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida no âmbito do estado de Mato Grosso. Ele também propôs os Projetos de Leis que dispõe sobre o combate à violência institucional em decorrência do exercício de direitos às pessoas com deficiência e TEA e a proibição da cobrança diferenciada de mensalidade escolar na rede privada de ensino para alunos com TEA, TDHA (transtorno de déficit de atenção hiperatividade) e TOD (transtorno opositivo desafiador) – cuja matérias estão em tramitação na Assembleia Legislativa.


Você pode compartilhar esta noticia!

author

Redação GNMT