Doações garantem manutenção das atividades do Louis Braille

A população com deficiência visual em Rondonópolis conta com apoio especializado dos profissionais que atendem gratuitamente no Centro de Reabilitação Louis Braille. A escola completa 40 anos e é mantida com recursos públicos e por meio de doações da sociedade civil organizada e da comunidade.

Cerca de 230 alunos estão matriculados na escola, em sua maioria crianças, adolescentes e jovens que participam das atividades físicas e motoras no contraturno escolar. Eles aprendem desde cedo técnicas que auxiliam no convívio social e a manter uma rotina com menos obstáculos.

Os professores que atendem nas 15 salas temáticas do Louis Braille são cedidos pelo município e estado. Eles ensinam as chamadas atividades de vida autônoma (AVA) que auxiliam no dia a dia das pessoas com deficiência visual, desde arrumar a cama até cozinhar, e principalmente o Atendimento Educacional Especializado (AEE) que contribui com as habilidades que os alunos desenvolvem para aproveitar melhor o conteúdo do ensino regular.

Leitura em braille, orientação e mobilidade são outros itens abordados nas atividades da escola que também oferece ao deficiente visual atendimento com psicólogo e fisioterapeuta. Exercícios físicos são parte da rotina dos alunos, inclusive os feitos na água como o hidroginástica feita na piscina da escola. 

Para manter todo esse trabalho, a professora de informática e reabilitação visual, Rosemary Bombardi Brunelli, ressalta que o Centro de Reabilitação Louis Braille depende da contribuição de todos. Nesse sentido está programada para a próxima quinta-feira (17) a doação de um valor arrecadado pela campanha Cliente Solidário do Tropical Supermercados.


Com a colaboração dos clientes, o Tropical recolhe as doações e investe a mesma quantia em dinheiro para incrementar o valor e com isso levar mais oportunidades para que pessoas que mais precisam por meio do trabalho de projetos sociais, entidades assistenciais e instituições sem fins lucrativos como o caso do Louis Braille.

Você pode compartilhar esta noticia!

author

Redação GNMT