Com apenas um voo comercial regular saindo do aeroporto Marinho Franco, em Rondonópolis, a cidade tem perdido importância e muitas empresas aéreas não estão interessadas em traçar voos no município.
O aeroporto Marinho Franco que é administrado pela Centro-Oeste Aeroportos (COA) tem visto os voos minguarem nos últimos anos. Lembrando que no passado, Rondonópolis já teve três voos regulares com destinos para São Paulo, Cuiabá e Brasília.
Dados do site da COA mostra que a cidade no ano passado, por exemplo, movimentou 20391 passageiros em voos comerciais entre embarque e desembarque. O que de fato mostra que o aeroporto Marinho Franco perdeu muito espaço para o aeroporto João Batista Figueiredo em Sinop.
A aeroporto da “capital do Nortão” se consolidou como o maior do interior. Para efeito de comparação , no ano passado 245.480 passageiros desembarcaram e embarcaram no local e ainda houve 2062 voos comerciais.
Atualmente os voos operados em Sinop são: Sinop x Guarulhos, Sinop x Brasília, Sinop X Cuiabá e Sinop x Campinas.
Enquanto a apenas a Azul tem voos em Rondonópolis; Sinop conta com a Azul e Gol.
Em resumo Sinop oferece cinco voos e Rondonópolis apenas um com destino a Campinas.
Ainda há a expectativa de Sinop receber em dezembro, mais um voo, com destino a Porto Seguro, Bahia. A nova rota será operada pela companhia Azul Linhas Aéreas todos os sábados, saindo às 13h15 de Sinop e chegando às 16h15 em Porto Seguro, com um voo direto de retorno no mesmo dia.
Recentemente a Centro Oeste Airports, concessionária que administra o aeroporto municipal, divulgou que a partir de novembro, a Latam Linhas Aéreas terá mais uma rota no município, de Sinop a Guarulhos, que será operada quatro vezes por semana.
No entanto, especialistas explica que a preferência das empresas por Sinop, por um lado, se justifica, pelo fato da cidade do Nortão, estão mais distante da capital, do que Rondonópolis.