Na sexta-feira, dia 01/09, a Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) realizou o lançamento de uma edição especial do jornal impresso, produzida pelos acadêmicos do curso de jornalismo. Foram produzidas duas edições em formato de tabloide e apresentadas ao público: o Jornal Conexão Cerrado, elaborado pela turma do matutino, e o Jornal Voz Acadêmica, pela turma do noturno. O projeto foi coordenado pelo Dr. e professor Miguel Rodrigues Netto e institucionalizado pelo Professor Sérgio Santos Silva Filho.
O evento contou com a presença de autoridades locais, como o prefeito Zé do Pátio, o vereador Cido Silva, a secretária Neiva do Cól da SECITI, o Presidente do Sanear Paulo José Correia, o Diretor Político-Pedagógico e Financeiro do campus de Alto Araguaia e Rondonópolis, Caio Cesar Enside de Abreu, a coordenadora do curso de jornalismo Lygia Lima e o Professor Cayron Fraga.
O Jornal Conexão Cerrado e o Jornal Voz Acadêmica são projetos que refletem a dedicação e o profissionalismo dos estudantes, abordando temas relevantes e atuais. Além disso, essa iniciativa ofereceu uma experiência significativa aos acadêmicos, permitindo que desenvolvessem habilidades técnicas e jornalísticas importantes. Essa iniciativa demonstra a importância do curso de jornalismo na UNEMAT e seu compromisso em preparar os futuros profissionais da área. O evento reforça a ligação da universidade com a comunidade e destaca a relevância da informação jornalística de qualidade.
Roberto Barcelos, um dos acadêmicos que participou do evento, mostrou seu apoio à iniciativa, afirmando: "Gostei muito da iniciativa, do empenho e do apoio do professor Miguel, que sob a coordenação da professora Lygia fez acontecer. Todos os acadêmicos estão de parabéns pelo resultado final das duas edições dos jornais lançados. Esse tipo de evento traz a Universidade mais próxima da comunidade." Alessandra Alves, outra acadêmica presente no local, mencionou o impacto do evento na vida dos acadêmicos e a relevância da presença de personalidades influentes na cidade.
O evento contou com o apoio fundamental da SENEAR, da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECITI) e do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Terrestres de Rondonópolis e Região (STTRR), reforçando o compromisso da comunidade em promover iniciativas educacionais e culturais.