Em 25 anos, a COOMSER – Cooperativa de Trabalho e Serviços de Rondonópolis, responsável pelo saneamento de Rondonópolis (214 km de Cuiabá), cresceu 400% em número de cooperados, saindo de 90 para 450. O atual presidente da cooperativa, Mário Sérgio Magalhães, acredita que o avanço está ligado ao crescimento da cidade e à satisfação dos clientes com os serviços.
A Coomser começou as atividades quando antiga Sanemat – Companhia de Saneamento do Estado de Mato Grosso – entregou os serviços de saneamento ao município. Naquela época, o prefeito da cidade, Rogério Salles, apresentou aos funcionários da companhia, prestes a entrar na lista de desempregados, a possibilidade de formar uma cooperativa.
Magalhães explica que pouco se sabia sobre o assunto e eles montaram um grupo para fazer uma visita técnica ao interior de São Paulo, onde já existiam cooperativas com esta finalidade. Lá, descobriram que seria viável e captaram as informações para a continuidade do processo em terras mato-grossenses.
Desde então, a cooperativa apenas cresceu e se profissionalizou. O primeiro desafio, na avaliação dele, foi a mudança de chave, os profissionais tiveram que deixar de ser ver como empregado para ser proprietário. Depois, foi a vez de compartilhar este sentimento com as pessoas que vinham de fora para integrar a cooperativa.
“Agora, nós já sabemos que todos participamos do lucro, de forma proporcional a nossa participação nas tarefas, e que temos direito a opinião e voto nas decisões sobre a atuação e rumos da cooperativa. Também oferecemos ganhos maiores que os ofertados no mercado”, explica.
A Coomser trabalha junto com o Sanear (Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis) e executa o trabalho de captação e distribuição de água, bem como coleta e tratamento de esgoto em Rondonópolis. A Cooperativa responde hoje por cerca de 90 mil ligações de água, que juntas atendem 250 mil habitantes.
Quando questionado sobre o principal motivo do sucesso, Magalhães afirma que é a dedicação e o fato da cooperativa “ser de Rondonópolis e atender pais, irmão, parentes e amigos”.