A sede do Incra do município atende 5.800 famílias de 11 municípios das regiões sul e sudeste de Mato Grosso
Após nove meses na busca por uma solução para a reativação da unidade avançada do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) de Rondonópolis, as lideranças de assentados de 11 municípios das regiões sul e sudeste de Mato Grosso participam de encontro, nesta quinta-feira (19), às 14h, para celebrar a reabertura da antiga sede da unidade. Essa conquista também contou com a atuação do deputado estadual Delegado Claudinei (PSL) e outros representantes da classe política.
“Uma importante e gratificante notícia que recebemos! A unidade do Incra de Rondonópolis será reaberta! Agora, as 5.800 famílias com imóveis rurais de 11 municípios poderão contar com os serviços e assistência por meio da unidade. Acompanhamos de perto essa situação e a união de forças com as lideranças de assentados e a classe política mato-grossense garantiu esse resultado tão esperado!”, comemora o parlamentar.
Contrato
De acordo com o ex-chefe do Incra do município, Nelsivon Silva Gomes, que preside o Comitê para a reativação da entidade, é esperado no encontro a renovação do contrato de locação do imóvel por parte da Prefeitura de Rondonópolis. “Tudo caminha para dar certo. Esse é o compromisso que a gente tinha, em manter o antigo prédio. Quando tivemos o encontro, em setembro de 2021, o próprio representante da prefeitura assumiu o compromisso, em que falaria com o prefeito para garantir o prédio no local de interesse e, assim, foi feito”, comentou.
Ele lembra que, neste mesmo acontecimento, Claudinei fez uma chamada telefônica ao superintendente Regional do Incra, Marcos Cunha, e que garantiu a disponibilização de profissionais. “Esse contato só trouxe avanços para a reativação da unidade. Agora, já temos servidores prontos para trabalhar. Temos três e outros que serão encaminhados pelo Incra Regional. Está previsto mais um engenheiro efetivo, mas vamos precisar contratar um administrativo para atender o público”, informou Nelsivon.
Gomes frisa que essa concretização com a reabertura do Incra de Rondonópolis, envolveram a participação ativa das lideranças de assentados e a classe política que foi o ponto decisivo para que tudo desse certo. “Os políticos fizeram uma ponte extraordinária. Eles foram importantes para trazer os servidores para cá e ajudar o superintendente a garantir a unidade para cá. Quando fomos convidados para esse desafio, em junho do ano passado, foi criado um Comitê e fui direcionado para presidir como representante do Incra. Abrimos todo um debate com todos os políticos. A união foi essencial para a reabertura do Incra”, declarou.
Entidade – A sede do Incra de Rondonópolis foi desativada em abril de 2021, sendo que ficou sem funcionar desde março de 2020, após os processos terem sido encaminhados para a sede de Cuiabá. Em agosto de 2021, foi feita a assinatura do prefeito José Carlos do Pátio (SD) ao Programa Titula Brasil que permite que os municípios aumentem a capacidade operacional dos procedimentos de titulação e regularização fundiária das áreas rurais do Incra.
A unidade abrange 5.800 famílias de 11 municípios mato-grossenses e será mantida na Rua João Pessoa, n.° 164, no bairro Vila Aurora I, em Rondonópolis.