A instituição recebeu o valor de R$ 40 mil, por meio de emenda parlamentar, para a compra de equipamentos, materiais e utensílios
Os representantes do Centro de Reabilitação Louis Braille, localizado em Rondonópolis, já providenciam a compra de mobiliários, equipamentos e utensílios que vão contribuir para um melhor atendimento aos alunos com deficiência visual e múltiplas deficiências (com microcefalia, problemas com a coordenação motora, dificuldades com a fala, entre outros). O recurso de R$ 40 mil destinado pelo deputado estadual Delegado Claudinei (PSL) já está disponível para a instituição.
“Tive a oportunidade de conhecer o trabalho e a estrutura do Centro de Reabilitação. Me sensibilizei com as ações realizadas e fiz questão de somar. É de grande agrado ajudar financeiramente essa importante instituição, sem fins lucrativos, que atendem este público específico e, principalmente, que estão em situação de vulnerabilidade”, declarou o parlamentar.
De acordo com a diretora Fernanda Moreto, já está sendo realizada a aquisição dos aparelhos de fisioterapia e fonoaudiologia, como, também, de outros materiais necessários para a instituição. “Eu achei o deputado Claudinei muito solícito. Quando a gente o procurou, nos atendeu prontamente. Essa é a primeira emenda parlamentar que a instituição recebeu e que servirá para o atendimento de pessoas com deficiências múltiplas, sendo a maioria crianças”, diz.
Ela acrescenta que tudo que for comprado será bastante útil com a verba disponibilizada. “A gente que representa a instituição e a comunidade só temos que agradecer. É um período em que estamos em uma carência tão grande de recursos, tantas pessoas doentes, a gente ficou muito contente em receber essa ajuda financeira. Só gratidão”, declarou Moreto.
Entidade – Fundada desde 1983, o Centro de Reabilitação é uma entidade beneficente e de assistência social, sem fins lucrativos, que atende mais de 200 pessoas de Rondonópolis e região. Para se manter, a unidade conta com recursos públicos e a ajuda da sociedade civil organizada. Atualmente, tem turmas nos períodos da manhã e tarde para atender os alunos que são incluídos em programas, conforme a limitação específica de cada um. As principais atividades desenvolvidas são nas áreas da música, esportes, braille, informática e locomoção com bengala para contribuir com o desempenho das pessoas atendidas.
Em relação a estrutura física, a unidade conta com 14 salas de aulas, salas para a diretoria, professores e de recursos multifuncionais para Atendimento Educacional Especializado (AEE). Também, possui laboratório de informática, cozinha, biblioteca, espaço para leitura, banheiro adequado à educação infantil e para os alunos com deficiência ou mobilidade reduzida, alojamentos, almoxarifado e pátio descoberto para o desenvolvimento de atividades esportivas.
Atualmente, tem turmas nos períodos da manhã e tarde para atender os alunos que são incluídos em programas, conforme a limitação específica de cada um. As principais atividades desenvolvidas são nas áreas da música, esportes, braille, informática e locomoção com bengala para contribuir com o desempenho das pessoas atendidas.