Com a presença ilustre do Padre Lothar Bauchrowitz, que tem uma importante jornada de ações sociais aos mais necessitados, o deputado estadual Thiago Silva (MDB) participou da inauguração do Centro de Formação “Dejanira Maria Pereira”, nesta terça-feira (5), na sede da Cáritas Diocesana de Rondonópolis. Este espaço contou com emenda do parlamentar para a compra de equipamentos e utensílios que vão contribuir nos cursos de capacitação no ramo da panificação e confeitaria e a distribuição da produção para famílias em situação de vulnerabilidade social.
“Cumprimento de forma especial o Padre Lothar, é uma honra estar aqui novamente, com este grande líder que formou importantes lideranças. Desde que fiz parte do Movimento Comunitário e iniciei a minha vida pública, a minha principal bandeira sempre foi a educação por acreditar na transformação de vidas. Tenho defendido essa pauta. O Padre Lothar sempre foi um apaixonado pela educação e obras sociais e neste legado também temos trabalhado”, explanou o parlamentar.
Ele acrescentou a importância dos cursos de qualificação para tornar a sociedade mais igualitária e com oportunidades e ao tomar conhecimento do Centro de Formação se prontificou em somar com a iniciativa. “O Padre Lothar quando chegou na grande região da Vila Operária, ele tinha um trabalho bem forte na produção e distribuição de alimentos para as famílias humildes que não tinham condições financeiras. Esse trabalho social é uma referência não só em Rondonópolis, como em outras regiões de Mato Grosso. Eu aprendi muito com ele. Conseguimos viabilizar o recurso para a compra de equipamentos e utensílios e é uma grande alegria ajudar aquelas pessoas que mais precisam de atenção do Poder Público”, declarou Thiago.
O presidente da entidade, Manoel Messias de Macêdo, cumprimentou a todos e agradeceu o apoio do deputado e explicou que o Centro de Formação tem o propósito de transformar a sociedade de várias formas. “Ficamos felizes, em um momento como este, em poder estar colocando a serviço da comunidade este Centro de Formação que tem o objetivo de desenvolver o cidadão. Isso não acontece sozinho, mas com as pessoas que colaboram. Cáritas nas décadas de 70 e 80, a grande força eram os cursos profissionalizantes. A nossa proposta é promover capacitações nas associações e lideranças”, disse.
Na inauguração, foram apresentadas as instalações da Cozinha Industrial do Centro de Formação que contou com a presença do bispo Dom Maurício, a filha da saudosa catequista Dejanira que é homenageada com o Centro de Formação – Maria de Fátima Pereira, servidores da Cáritas, entre outras autoridades políticas e convidados.