O deputado estadual Delegado Claudinei chegou a articular com a Seduc para a implantação da unidade escolar militar no município_
A unidade escolar militar do Corpo de Bombeiros Dom Pedro II de Alta Floresta (MT) foi contemplada com uma nova sede, no dia 1° de setembro, para atender inicialmente 668 alunos. O novo espaço definido foi na antiga Escola Estadual Vitória Furlani da Riva que possui espaço amplo e, que no próximo ano, disponibilizará 1.200 vagas. Esse resultado faz parte de uma das articulações que o deputado estadual Delegado Claudinei (PSL) realizou junto à Secretaria de Educação de Mato Grosso (Seduc).
O parlamentar esteve com o secretário da Seduc, Alan Porto, juntamente com o vereador Luciano Silva (Pode) de Alta Floresta, no dia 11 de fevereiro deste ano, para tratar sobre as condições físicas da antiga unidade da escola militar Dom Pedro II, com existência desde o segundo semestre de 2018, sendo que atendia cerca de 300 alunos do 7° ano do ensino fundamental ao 3° ano do ensino médio. “Havíamos nos reunido com o secretário Alan para ver a situação da antiga unidade militar. Isso porque o espaço físico era muito pequeno perto da quantidade de alunos e, consequentemente, inadequado para atender a comunidade escolar”, lembra.
Unidade
A unidade militar Dom Pedro II é uma instituição dirigida pela 7ª Companhia do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) do município. Anteriormente, a escola ocupava temporariamente um espaço cedido pela Secretaria Municipal de Esportes. “Temos que pensar em Alta Floresta, no sentido do redimensionamento e ordenamento. A gente faz todo o levantamento e analisa os prédios. A gente vai ter a real situação e fomentar o município com recursos financeiros e apoio técnico com o regime de colaboração”, explicou o secretário Alan no encontro com Claudinei.
Um dos assuntos debatidos na Seduc que, se caso fosse definido ocupar a antiga Escola Estadual Vitória Furlani da Riva - uma das primeiras unidades implantadas em Alta Floresta e pioneira na região norte de Mato Grosso - pela Escola Militar Dom Pedro II, seria preciso buscar uma forma de manter a denominação da unidade que era uma homenagem à mãe do colonizador Ariosto da Riva que foi um importante defensor em promover a educação no município, na década de 70. “Ainda bem que foi mantido o nome da antiga escola na Escola Militar Dom Pedro II. Assim, mantém o propósito feito anteriormente, em respeito à história vivenciada e construída e, principalmente, aos familiares de Vitória Furlani da Riva”, declarou Claudinei.
A implantação de Escolas Militar Tiradentes envolve uma parceria entre a Seduc e Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp), por meio da CBMMT, envolvendo as áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa, com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares que levarão instruções militares, ensinamentos de disciplina, organização e patriotismo.
Instituição – Em 2020, a Escola Militar Dom Pedro II de Alta Floresta teve destaque, em primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) no município, terceiro entre as escolas estaduais e em quarta colocação entre todas as escolas públicas do estado de Mato Grosso.