Ideia é definir, de maneira antecedida, as questões fundamentais de estrutura para o funcionamento das escolas e o próprio plano pedagógico para o ano subsequente
O presidente da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores de Rondonópolis, Reginaldo Santos (SD), em ação conjunta com as vereadoras, Kalynka Meirelles (REPUBLICANOS) e Marildes Ferreira (PSB), também membros da frente de discussão temática, querem instituir em Rondonópolis um fórum fixo de planejamento para o setor.
Um projeto de lei está sendo preparado para nortear os trabalhos, mas inicialmente a proposta é de que em todo mês de setembro já se discuta, de maneira antecipada e com a participação ativa de diretores, coordenadores e professores, o início das aulas do ano subsequente.
“O objetivo do Fórum Municipal da Educação é incluir no calendário de atividades da Rede Municipal de Educação processo de avaliação e acompanhamento das ações desempenhadas no primeiro semestre e principalmente as problemáticas de anos anteriores. Planejar o retorno das aulas das férias escolares com foco no aprimoramento das ações pedagógicas e mitigação das deficiências estruturais, físicas, logísticas, financeira, parâmetros de aperfeiçoamento e padronização de normativas e de merenda escolar, identificadas no corrente ano letivo”, cita-se no texto esboçado.
Durante essa semana, os três vereadores que compõem a Comissão de Educação estão se reunindo com técnicos do setor para aprimorar a legislação, que deve ser protocolada para tramitar no legislativo nos próximos dias. Ao final de cada fórum, será elaborado um relatório para ser entregue à Secretaria Municipal de Educação – SEMED e para os demais setores da Administração.
“Estes problemas que estamos vendo agora no retorno das aulas no pós-pandemia, na verdade, ocorrem também a cada início de ano há décadas. Quem vive o setor sabe que, infelizmente, falta pensarmos nessa questão mais a médio e longo prazo”, pontuou Reginaldo.
Para o presidente da Comissão de Educação, o Fórum será um meio para que representantes de cada unidade e entidades representativas consigam expor suas necessidades e, mais do que provavelmente, alcancem a solução com a maior antecedência possível.
“O prefeito José Carlos do Pátio é o que mais investiu recursos na educação, reformando todas unidades de educação, inclusive, no momento tem 13 unidades sendo reformadas e ampliadas. Está construindo 17 unidades novas de educação, aumentou recursos para merenda escolar, aumentou as verbas de emergência para serem administradas pelos diretores e o que precisamos agora é de unidade, planejamento entre os departamentos e as respectivas secretarias”, expôs o vereador Reginaldo Santos.