Conhecer a cadeia produtiva dos alimentos e entender como funciona uma fazenda sustentável foram os principais objetivos de uma aula prática realizada pelos alunos das Escolas Municipais de Educação Básica (Emeb) Albino Saldanha Dantas e Prefeito Fausto de Souza Farias, que visitaram a Fazenda Guarita, em Rondonópolis.
A atividade integra o projeto “Futuro em Campo”, promovido pela Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja-MT), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, e busca aproximar os estudantes do universo do agronegócio e da sustentabilidade no campo.
Recebidos por representantes da Aprosoja-MT e pelo gerente da fazenda, as crianças começaram o dia com um café da manhã reforçado, antes de saírem para a visita guiada. Durante o passeio, conheceram máquinas agrícolas utilizadas no plantio e na colheita dos grãos, além de visitarem o armazém da fazenda produtora de soja.
O tema sustentabilidade foi abordado de forma prática: além da produção de grãos, os alunos aprenderam que a criação de gado de corte também faz parte do sistema produtivo da propriedade. Em um gesto simbólico, as crianças realizaram o plantio de três mudas de ipê, espécie nativa da região.
Outro ponto de parada foi o galpão de produção de ração animal, onde puderam observar que os próprios grãos cultivados na fazenda são utilizados na alimentação do rebanho — um exemplo de produção integrada e sustentável.
“O Futuro em Campo mostra para as crianças de onde vem o alimento que elas consomem e como tudo é feito de forma sustentável. É importante que entendam que o que comem no café, almoço e jantar vem do campo”, explicou o delegado da Aprosoja-MT, Valdir Martini, destacando aos alunos produtos que possuem soja e milho na composição.
O secretário municipal de Educação, Carlos Pereira Júnior, acompanhou a visita e ressaltou a importância da experiência.
“Precisamos desmistificar muitas coisas que são contadas sobre o agro. Hoje, eles estão conhecendo na prática os benefícios e a qualidade do nosso agronegócio, que é exemplo para o Brasil”, afirmou.
O projeto Futuro em Campo já passou por diversos municípios de Mato Grosso e está em sua 17ª edição apenas neste ano, levando conhecimento e vivências sobre o agronegócio para estudantes de todo o estado.