Os vereadores Reginaldo Santos (SD) e Roni Magnani (SD) solicitaram nesta terça-feira (12) que a Prefeitura de Rondonópolis prorrogue a data para o pagamento do IPTU 2022, com direito a vantagens como o desconto de 20% no pagamento à vista e o parcelamento sem acréscimo em até oito vezes. O prazo vence na próxima sexta-feira (15) e os vereadores solicitaram que seja estendido por mais sete ou dez dias.
Reginaldo Santos explicou que o pedido visa também evitar prejuízos decorrentes da desinformação causada pelo pedido de suspensão da cobrança do imposto encaminhado à Justiça presidente da Associação de Moradores do bairro Sagrada Família e também vereador Paulo Schuh (DC).
Em vídeo divulgado nesta semana, Schuh informou que havia protocolado um mandado de segurança pedindo que a Justiça bloqueie a cobrança do imposto no bairro. A Prefeitura ainda não foi notificada oficialmente, mas conforme Reginaldo a simples divulgação da notícia pode causar dúvidas aos contribuintes.
“Isso pode induzir a população ao erro, fazendo com que percam o prazo para quitar o imposto com as vantagens oferecidas pela Prefeitura. Para evitar esse risco solicitamos a prorrogação. O prefeito prometeu avaliar com carinho e deve se pronunciar nas próximas horas”, disse Reginaldo.
Reginaldo também defendeu a política tributária no município. Ele lembrou que nos últimos anos o IPTU teve apenas a reposição inflacionária no IPTU e estão mantidos os descontos para os contribuintes que cumprem normas simples, como a construção de muros e calçadas.
“Hoje Rondonópolis arrecada proporcionalmente menos que municípios como Sinop, Tangará da Serra ou Primavera do Leste. É importante dizer que, diferente deles, o crescimento aqui não foi planejado. Mesmo assim a Prefeitura está conseguindo universalizar vários serviços públicos – como a coleta de lixo, a iluminação pública, o saneamento básico e o acesso à Saúde e Educação. Qualquer um que fizer a comparação verá que temos uma grande vantagem sobre as outras cidades’.
Falando especificamente sobre o bairro Sagrada Família, Reginaldo disse que após mais de 25 anos de espera a comunidade finalmente está recebendo obras de asfalto, com drenagem e calçadas.
“Acho que precisamos ressaltar os pontos positivos, ao invés de ficar falando mal da cidade e criando problemas para administração. Se há erros, vamos consertar através dos meios adequados e sem conflito”, disse ele.