A primeira semana de setembro em Cuiabá será de calor intenso e tempo seco, com umidade relativa do ar abaixo de 20%, segundo alerta do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC). O índice está muito abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (40%) e pode trazer riscos à saúde da população.
Nesta segunda-feira (1º), os termômetros variam entre 25°C e 38°C, com mínima de umidade de 17%. Entre terça (2) e quarta-feira (3), as temperaturas devem oscilar de 24°C a 37°C, mantendo baixa possibilidade de chuva (5%).
Na quinta-feira (4), a situação deve se agravar, com previsão de umidade mínima de apenas 16%, o menor nível da semana. Já na sexta (5), a máxima deve cair para 33°C e a umidade subir levemente para 21%, mas ainda em patamar crítico.
A onda de calor prevista para o período pode elevar os termômetros a quase 38°C, mas especialistas alertam que o maior risco é a baixa umidade, que favorece o ressecamento das mucosas, irritação nos olhos e na pele, além do agravamento de doenças respiratórias como asma e bronquite. Crianças, idosos e pessoas com problemas crônicos são os mais vulneráveis.
Evitar atividades físicas ao ar livre entre 11h e 15h;
Beber bastante água e manter alimentação leve;
Priorizar frutas, verduras e legumes;
Reduzir a exposição ao sol nos horários mais quentes (10h às 16h).