O vice-prefeito de Rondonópolis, Aylon Arruda (PSD) esteve neste sábado (23), em Rondonópolis, com o senador licenciado e ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro e também com o Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome Wellington Dias e Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Família do Brasil Paulo Teixeira. O pré-candidato a prefeito da segunda maior economia de Mato Grosso cumpriu agenda de visitas com os Ministros na Inauguração da sede do Incra e encontro com a comunidade rural de Roo no Centro Social Urbano Padre Lothar. Pautas pontuais que impactam diretamente na região sul do Estado foram discutidas.
Aylon, que assumiu a presidência do PSD local, solicitou e conseguiu com o ministro Fávaro a instalação de uma UTRA (Unidade Técnica Regional de Agricultura e Pecuária) em Rondonópolis. “Nosso município exporta muito e importa muito. Essa unidade vai facilitar, desburocratizar e dar agilidade nos processos do Ministério da Agricultura junto a Rondonópolis. Uma unidade do MAPA no município agiliza os processos e reduz a burocracia. Muitos serviços que são despachados em Cuiabá serão realizados em Rondonópolis. Isso fortalece ainda mais a cidade como um grande polo na região do sul de Mato Grosso. Sem dúvida alguma teremos condições de atrair mais empresas para a cidade e consequentemente mais emprego e renda para nossa gente”.
Segundo Arruda, o ministro Fávaro ainda garantiu que a UTRA será inaugurada até o fim deste ano. “Esse trabalho é fruto da boa relação que conservamos em Brasília. A instalação dessa unidade técnica da agricultura fortalece e muito. Rondonópolis já é referência no agronegócio, especialmente no que diz respeito ao transporte. Nesse setor com certeza a ferrovia tem um destaque importante. Só que a ferrovia de Rondonópolis é basicamente uma integração entre os trilhos e as estradas, mas não temos aqui um porto seco de fato, nós temos o maior terminal intermodal da América Latina, mas a gente não é um porto seco”, explica
O vice-prefeito da capital do interior de Mato grosso, considera a conquista um marco histórico para o município de Rondonópolis. “Então esse é um passo importante para avançar e poder alfandegar e desembaraçar os produtos que são exportados e também aqueles produtos que são importados. Hoje, um terço da nossa economia depende daquele terminal e sabemos que existe possibilidade de perda de 20, 25% de movimentação a partir da instalação dos outros terminais no Estado. Hoje conseguimos um passo importante para inibir essas perdas e seguir aumentando nossas receitas. Só temos que agradecer a sensibilidade do ministro Carlos Fávaro”.
A jovem revelação da política de Rondonópolis lembrou que o feito mostra a força política do grupo que faz parte desde o início da sua carreira pública. “Desde o dia que chegamos à gestão, junto com o prefeito José Carlos do Pátio, assumimos o compromisso de trabalhar pelo desenvolvimento da cidade. Hoje conseguimos, junto com nosso ministro Carlos Fávaro, um grande avanço econômico para todos os setores de Rondonópolis, uma vez que o agro impulsiona todos os segmentos da economia local. Não vamos parar por aí, nosso objetivo é colocar essa cidade pujante pronta para receber progresso e desenvolvimento para os próximos 30 anos”, completa Aylon.