Uma publicação feita pelo prefeito de Rondonópolis, Cláudio Ferreira (PL), nas redes sociais, evidenciou um encontro que simboliza a aproximação de duas importantes lideranças da cidade: o atual gestor e o ex-vice-prefeito Manoel Machado, o Maneco da Vila Operária.
Cláudio Ferreira é o primeiro morador da Vila Operária eleito prefeito pelo voto direto nos 71 anos de história do município. Já Maneco foi o primeiro a assumir a chefia do Executivo vindo do bairro, exercendo a função de vice-prefeito na gestão de Adilton Sachetti (2005-2008). Durante esse período, chegou a ocupar interinamente o cargo de prefeito em razão de licenças solicitadas por Sachetti.
Outro ponto de destaque histórico é que Ananias Filho, hoje secretário de Governo de Cuiabá e presidente regional do PL, também foi prefeito de Rondonópolis, em 2012, mas eleito de forma indireta pela Câmara Municipal.
Maneco, além de ter sido vice-prefeito, presidiu a Associação de Moradores da Vila Operária e disputou mandato de vereador. Sua trajetória o consolidou como uma das principais referências da chamada “velha guarda” do bairro mais populoso da cidade.
O encontro divulgado nas redes sociais mostra uma tentativa de unir duas gerações políticas: a nova liderança representada por Cláudio Ferreira e a tradição de Maneco da Vila Operária. Por outro lado, o gesto também sinaliza um afastamento de Maneco em relação ao grupo do ex-prefeito Zé Carlos do Pátio, com quem manteve proximidade durante o processo eleitoral de 2024.