A empresária Marchiane Fritzen (UB) deve realmente colocar o bloco na rua e ser pré-candidata a prefeita pelo União Brasil. Marchiane, que é presidente da Associação Comercial e Industrial de Rondonópolis (Acir), já recebeu inclusive o aval da maior liderança estadual da sigla para entrar na disputa.
Ela teria recebido carta branca do governador Mauro Mendes, que também é presidente estadual do partido, para iniciar as tratativas e negociações visando a disputa pela prefeitura de Rondonópolis.
Desta forma, Marchiane já começou a movimentação nos bastidores com o objetivo de levar adiante o projeto. Sua entrada no processo também altera a dinâmica do processo eleitoral, pelo simples fato de que pelo menos três grupos esperavam o apoio de Mauro Mendes e do União Brasil.
O deputado estadual Cláudio Ferreira, que é pré-candidato do PL, era uma das lideranças que contava com o apoio de Mauro e do UB em seu palanque. O mesmo pensamento tinha Thiago Silva, deputado estadual e pré-candidato do MDB, que também esperava o apoio de Mauro.
O diretor-presidente do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear) e pré-candidato do prefeito Zé Carlos do Pátio, Paulo José Correia, era outro que aguardava o apoio de Mauro. Paulo José, inclusive, queria que Marchiane fosse sua vice.
Em termos de histórico, Marchiane começou a se destacar na política em 2020, quando foi candidata a vice na chapa de Luiz Fernando Homem de Carvalho, o Luizão, que ficou em segundo lugar naquele processo, perdendo para a chapa liderada pelo prefeito Zé Carlos do Pátio e Aylon Arruda. Posteriormente, ela tentou em 2022 uma cadeira na Câmara Federal, ficando como uma das suplentes do União Brasil.