Secretário Mykaell Vitorino confere as instalações e o novo equipamento no PAzinho. | Assessoria
Secretário Mykaell Vitorino confere as instalações e o novo equipamento no PAzinho. | Assessoria

Novo aparelho de raio-x entra em funcionamento no PAzinho e reduz tempo de espera por exames infantis

Equipamento estava guardado no almoxarifado e foi instalado por determinação da nova gestão da Saúde. Readequações estruturais também foram realizadas para garantir o pleno funcionamento.


Já está em operação no Pronto Atendimento Infantil — o PAzinho — o novo aparelho de raio-x que promete dar fim às frequentes interrupções nos exames e reduzir o tempo de espera por diagnósticos na unidade. O equipamento, que estava lacrado no almoxarifado do município, foi instalado após decisão da nova gestão da Secretaria Municipal de Saúde.


A iniciativa busca resolver uma demanda antiga. O antigo raio-x, com anos de uso e sobrecarga de atendimentos, exigia manutenção constante, o que prejudicava o serviço. “O aparelho não suportava a demanda e quebrava com frequência. Isso nos obrigava a suspender os exames, afetando diretamente o atendimento”, explicou Antonion Pereira de Oliveira, diretor da rede hospitalar do município.


Ao assumir recentemente a Secretaria de Saúde, o secretário Mykaell Vitorino tomou conhecimento da existência do novo equipamento armazenado e determinou sua imediata instalação. “Agora temos um aparelho moderno, já em pleno funcionamento, com capacidade para atender mais pacientes e oferecer diagnósticos mais ágeis e precisos”, afirmou.


Para receber o novo equipamento, a sala de exames passou por adequações estruturais, incluindo reforço na rede elétrica e reparos no telhado, que apresentava vazamentos e poderia comprometer a segurança dos aparelhos.


O raio-x é essencial no atendimento a casos de traumas, quedas, luxações e fraturas — comuns no pronto atendimento pediátrico — e também em diagnósticos de síndromes respiratórias, como pneumonias. Com a modernização do serviço, a expectativa é de que a qualidade e a agilidade no atendimento melhorem significativamente.

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Redação GNMT