Após reunião do Comitê de Gestão de Crises realizada neste sábado (23), a Prefeitura de Rondonópolis, deve emitir, nesta segunda-feira (25), um novo decreto com medidas restritivas com foco em diminuir a proliferação da Covid-19, na cidade.
Às informações iniciais são que o lockdown , no momento, está descartada, e a tendência é confeccionar um decreto aos moldes do Estadual, que foi publicado durante a semana, pelo governador Mauro Mendes.
A publicação do decreto, no entanto, vai depender, de uma análise da procuradoria do município.
O decreto estadual prevê, pelos próximos 45 dias fica proibida a realização de eventos sociais, festas, shows, atividades em casas noturnas e confraternizações com mais de 100 pessoas em espaços privados ou públicos, “inclusive o uso de logradouros públicos, onde haja aglomeração e consumo de bebidas alcoólicas”.
Já os eventos corporativos (organizados por instituições públicas ou privadas) devem respeitar as regras sanitárias e distanciamento social previstas no Decreto 522, de 12 de junho de 2020, a exemplo do distanciamento mínimo de 1,5m e uso de máscaras.
Quanto às atividades em bares, restaurantes e congêneres, está permitida a realização desde que com o máximo de 50% da capacidade do local, “tendo como base o metro quadrado e o espaçamento de 1,5m (um metro e meio) entre as mesas/assentos”.
“Os prefeitos municipais deverão obrigatoriamente adotar as medidas estabelecidas neste Decreto ou outras mais restritivas, sob pena de responder pelas eventuais consequências de seus atos”, afirma trecho do decreto.
O documento autoriza as forças de Segurança do Estado de Mato Grosso a tomar todas as ações necessárias para fazer cumprir as novas medidas e também “possíveis normas municipais mais rígidas e/ou restritivas”.