Fisioterapeuta alerta sobre os riscos da má postura em crianças e adolescentes

Pais e educadores demonstram preocupação com um dos problemas mais comuns entre crianças e adolescentes, em especial, neste mês de volta às aulas: a má postura. As consequências podem refletir na fase adulta da pessoa. Até mesmo o rendimento nos estudos pode ser comprometido, o que mostra que o tema vai além da estética.


A fisioterapeuta do Hapvida NotreDame Intermédica Ariane da Rocha aponta que, nos últimos anos, os consultórios apresentam maior frequência de pacientes na faixa etária entre 10 e 17 anos. Desenvolver atividades físicas regularmente é uma das principais formas de prevenção, principalmente, na fase de crescimento.


Segundo Ariane, o processo de identificação do problema é importante. “A queixa principal dos adolescentes com má postura é a dor nas costas e cervical. Também observamos a formação de uma barriga indesejada, que significa fraqueza da musculatura abdominal. A musculatura na região abdominal é de extrema importância para a manutenção de uma postura adequada”, afirma a fisioterapeuta.

Ainda há sinais mais visíveis, como os ombros rodados para frente e cabeça baixa. “São indicativos que a postura precisa ser corrigida”, diz a médica.


Atividade física na prevenção - A correção passa, muitas vezes, pela prevenção, o que evita que as dores apareçam. “É muito importante que as crianças e adolescentes façam alguma atividade física para que a musculatura fortalecida acompanhe de forma integrada a estrutura óssea e articular em desenvolvimento, principalmente na fase de crescimento”, explica.


A lista de atividades passa pela natação, pilates e ginástica. Onde o foco principal dessas atividades visa planejamento, concentração e principalmente conscientização corporal.

A orientação é outro ponto importante em relação a estas práticas. Muitas vezes, o excesso de treinamento ou de carga (peso) nos aparelhos de uma academia – como exemplos – são comuns entre adolescentes, que se empolgam com a atividade. Os limites individuais devem ser respeitados.


Ariane alerta para os efeitos que a postura incorreta provoca nessa faixa etária. “A má postura causa dores na coluna, constipação intestinal, dor abdominal, dores de cabeça e pescoço. Também gera escoliose, que pode ser de leve à severa. Por isso, saber identificar é muito importante para já de início buscar um bom tratamento”, conta.


Sessões de pilates e reeducação postural global (RPG) são os métodos mais procurados para a correção postural. Ariane diz que esses métodos devem ser realizados por um profissional fisioterapeuta. Uma consulta médica também é indicada.



Você pode compartilhar esta noticia!

author

Redação GNMT