O município de Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, reabriu 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com Covid-19 e todos já estão ocupados. As novas vagas foram abertas no Hospital de Retaguarda, que é referência em casos do coronavírus na cidade.
Os novos leitos estavam sendo ocupados por pacientes com outras doenças, mas com o aumento de casos de Covid-19, os vereadores aprovaram um projeto de lei que determina a reabertura de vagas exclusivas para pacientes em estado grave com a doença.
Conforme a Prefeitura de Rondonópolis, o município precisou reorganizar o orçamento e transferir as pessoas internadas para outras unidades de saúde, já que os infectados pela Covid-19 devem ser isolados para evitar a transmissão da doença.
A reabertura dos leitos é para evitar que pacientes com quadros graves sejam transferidos para o município de Primavera do Leste, já que em Rondonópolis não havia leito de UTI exclusivo para pacientes com Covid-19.
O hospital de retaguarda também voltou a fazer atendimentos exclusivos para pacientes com sintomas gripais, como o teste de Covid para pessoas que estejam com sintomas há, pelo menos, três dias.
Leitos ocupados
O município possui todos os leitos de UTI para pacientes com Covid-19 ocupados. Conforme a Prefeitura, a cidade possui 10 leitos excluivos para o tratamento da doença e todos estão lotados.
No entanto, a Prefeitura do município protocolou um pedido de ajuda, nessa terça-feira (12), na Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) para a abertura de novos leitos exclusivos.
Os 10 leitos de UTI são mantidos com recursos próprios para atender apenas moradores da cidade. Segundo a prefeitura, é preciso ampliar a rede para atender a demanda.