Um em cada dez brasileiros nunca visitou um consultório dentário e pelo menos 2,5 milhões de adolescentes brasileiros ainda não passaram por nenhum procedimento odontológico, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O ideal é que a primeira consulta seja entre o sexto e o sétimo mês de vida do bebê e, a partir disso, regularmente a cada seis meses. A rotina é essencial para manter a limpeza dos dentes e avaliação e tratamento de possíveis doenças como cáries, gengivite e bruxismo.
“O atendimento odontológico começa antes da criança entrar no consultório, isso porque os pais já conhecem os barulhos existentes ali, os objetos que serão utilizados e já sabem mais ou menos como funciona o atendimento”, destaca o dentista do sistema Hapvida, Matheus Sebe". Estas experiências são apresentadas às crianças de alguma forma, seja ela positiva ou negativa”, complementa.
Ele explica que, muitas vezes, a criança chega ao consultório sem saber o que vai acontecer, o que, de acordo com o especialista, pode contribuir para que o pequeno sinta medo, insegurança e até mesmo se recuse a receber o atendimento.
Por este motivo, o dentista reforça o papel dos pais para que mostrem aos filhos a construção de uma experiência mais agradável e confortável no consultório odontológico.
“É necessário que ainda em casa haja uma construção saudável de como vai ser o atendimento dela, para que ela construa as suas próprias experiências e conclusões para o procedimento que será submetida”, reforça o dentista.
Além do apoio e incentivo dos pais, é importante que o ambiente dos consultórios também seja receptivo à criança. “Para o consultório pediátrico, nós temos toda a ambientação para tornar o local mais lúdico, e divertido para as crianças, para que elas tenham um maior aceite dos procedimentos. A nossa função, dentro do consultório, é fazer com que as crianças vivam essa experiência de maneira mais lúdica e confortável”, disse.
Sobre o Sistema Hapvida
O Hapvida é o maior sistema de saúde e planos odontológicos do Brasil em número de beneficiários, com mais de 15 milhões de clientes, de pessoas físicas a grandes empresas, em todo o país. Em 2022, após a combinação de negócios do Sistema Hapvida com o Grupo Notre Dame Intermédica, foi criada uma das maiores operadoras verticalizadas do mundo. Fundada em 1979, a companhia possui mais de 66 mil funcionários e cerca de 60 mil prestadores médicos e dentistas. Com a missão de garantir o acesso à saúde de qualidade a um custo eficiente, a empresa conta com uma rede assistencial própria composta por 85 hospitais, 74 prontos atendimentos, 290 clínicas médicas e 260 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial. Em 2020, a companhia registrou receita líquida de R$ 8,6 bilhões. Mais informações, acesse: www.hapvida.com.br