Criada por Thiago Silva, Rede de apoio promove ações em prol da saúde mental da sociedade

A Rede de Apoio aos familiares, amigos e pessoas com esquizofrenia e demais doenças mentais está realizando junto do deputado Thiago Silva atividades semanais e oficinas de integração e artesanato na cidade de Rondonópolis. Nesta quarta-feira (21) o deputado Thiago Silva entregou certificados de formação do curso de florais e arranjos em E.V.A. para as pessoas que concluíram o primeiro curso do projeto.


O objetivo do trabalho realizado é promover a saúde mental e a formação humanística, principalmente em tempos de pandemia. “Esse exemplar trabalho que está sendo realizado com apoio de voluntários serve como terapia para pessoas que buscam cuidar da saúde mental e fico contente em poder contribuir e participar dessa formação para homens e mulheres da nossa cidade”, disse o deputado Thiago Silva.

De acordo com a professora do curso Aparecida Barros, é gratificante trabalhar com um tema tão importante nos dias atuais. “Trabalhar com esses alunos foi muito bom pelo entusiasmo e a vontade deles quererem aprender e a dedicação. Ensinar é uma coisa que eu amo fazer então pra mim foi especial estar fazendo esse trabalho que trata de saúde mental”, disse.


O coordenador da Rede, professor Everton Neves elogiou o empenho dos estudantes e a parceria com o deputado que não mede esforços para apoiar a causa. “A rede é um espaço para debater a saúde mental enquanto um direito fundamental, para toda a sociedade. Nossa missão é extinguir o estigma e promover inclusão de todos, seja com pessoas que nunca ouviram falar nas doenças mentais, pessoas que querem cuidar da saúde mental, como, também pessoas com doenças mentais. A nossa formação humanística se propõe a escutar, dar vozes ao que eles desejam”, disse.



Projetos


A rede de apoio é composta pelos seguintes projetos:


VISITA ÀS FAMÍLIAS (com Equipe Multidisciplinar): consiste no acompanhamento de famílias vulneráveis que tenham pessoas com esquizofrenias ou demais doenças mentais graves e precisam de assistência, acolhimento e encaminhamento para os serviços da rede de atenção- Sus.


COMUNIDADE DE FALA: um espaço de interação entre amigos, familiares e profissionais da saúde mental que escutam e dialogam, gerando empatia, informação, conscientização e combate ao estigma por meio das narrativas. Suporte para Reinserção na sociedade e Mundo do Trabalho, por meio de parcerias. (as famílias cadastradas e vulneráveis são assistidas com cesta básica e/ou medicamentos não atendidos pela rede e os encaminhamentos aos serviços públicos e parceiros)


“A FAMÍLIA COMO VAI?”: Acolhimento e Orientação: profissionais voluntários (assistentes sociais, psicólogos, terapeutas, psicopedagogos e farmacêuticos, a partir das visitas, realizam atendimentos personalizados, tendo como foco o acolher, orientar e realizar os encaminhamentos)


SAÚDE MENTAL PARA TODOS- webinário: uma série de debates descomplicados sobre Esquizofrenia e outras doenças mentais, tendo como foco a Educação Permanente para os profissionais da área e à sociedade em geral.

REDE DE APOIO VAI À ESCOLA- palestras virtuais com as Escolas Parceiras para informar, conscientizar e combater o estigma e promover a Saúde Mental.


OFICINAS- oficinas com atividades plurais e com diversas linguagens e formas de expressão cultural e artística, a partir da demanda dos amigos, familiares e pessoas com esquizofrenia e outras doenças mentais.


Para mais informações envie mensagem pelo Whatsapp (66) 99616-8706.


Você pode compartilhar esta noticia!