Thiago Muniz fala da expansão meteórica da TMI e de como 'segue' na política

Aos 40 anos de idade, o ex-vereador, Thiago Muniz, era apontado como o sucessor natural na política rondonopolitana e mato-grossense do espaço ocupado por muitos anos pelo primo, o ex-prefeito de Rondonópolis por três mandatos e ex-deputado federal constituinte, Percival Muniz, figura sempre marcante nos debates do estado.

Thiago ocupou a cadeira de vereador por oito anos e marcou sua trajetória na vida pública com um discurso forte, posicionamentos bem definidos e boa capacidade de articulação e oratória. Em 2020, se enveredou na disputa pela Prefeitura de Rondonópolis e conquistou 14% dos votos da cidade, história que carrega com orgulho.

Apesar dos números e do contexto indicarem uma promissora história na vida eletiva, o estrondoso sucesso na iniciativa privada pode ter ocupado completamente o espaço e mudado totalmente o curso dos planos do próprio Thiago. A TMI, empresa de sua propriedade e criada em 2013, tem se estruturado no mercado da construção civil com uma força notável, que já está a impulsionando para fora dos limites de Rondonópolis.

Empresário confirma expansão dos negócios para Cuiabá e exclui chance de candidatura, pelo menos no futuro próximo.

O empresário falou com o MinutoMT e detalhou com exclusividade que está próximo de iniciar atividades também em Cuiabá, cumprindo um plano de médio prazo de estadualizar a marca. A TMI aposta alto em projetos verticais com acabamento sofisticado. Os prédios do grupo não economizam no conceito de modernidade e responsabilidade social. A empresa costuma urbanizar e evoluir a região onde está inserida pra muito além das exigências legais de compensação ambiental, fortalecendo o comércio e o bem-estar de quem vive em seus prédios ou se tornam vizinhos deles.

Segundo resume Thiago, a ideia é sempre tentar fazer a diferença e não economizar esforço pra isso. Essa filosofia o empresário carregou durante seus mandatos e segue à risca agora como uma referência no setor imobiliário de Mato Grosso. Quanto a um dia voltar pra política, Thiago brinca e diz que “nunca saiu” e que segue contribuindo.

Veja abaixo a entrevista completa:

MINUTO MT: Como foi essa transição da vida pública para privada? Quanto da sua experiência política agregou na sua vida na iniciativa privada?

Thiago : Bom, na verdade depois que eu voltei formado aqui para Rondonópolis, porque eu saí um tempo para estudar em Cuiabá, fazer faculdade, eu já comecei a trabalhar no setor da construção. Isso aí foi no ano de 2008. Eu comecei construindo algumas casas por influência do meu pai, engenheiro civil há muito tempo aqui, e depois que eu me enveredei para o caminho da política né. Eu acredito que eu cresci como ser humano na convivência ali com os colegas vereadores, ali passam dos mais variados tipos de interesses da sociedade e você adquire uma paciência, uma tolerância muito grande para entender e poder fazer frente a isso tudo. Até hoje, eu colho boas relações que eu tive na época que eu era parlamentar aqui em Rondonópolis. Depois veio a eleição de prefeito, eu decidi sair candidato de última hora em 2020 e a gente alcançou aí eu acredito um resultado bom de votos, quase que 14% dos votos da cidade. Eu vi um nicho de mercado muito grande em Rondonópolis para construir prédios e graças a Deus deu certo. Saí, de fato, da vida pública e me dediquei 100% à vida privada. A gente conseguiu dar um salto de qualidade, até na questão de volume de obras. Hoje eu estou muito feliz aqui. Terminei o meu último mandato, aí em 2020 disputei a eleição de prefeito e graças a Deus saí de cabeça erguida. Entrei pela porta da frente, eu não tenho problema, não tenho processo, nunca tive. Nem denúncia nunca tive, graças a Deus. Cumpri minha obrigação como parlamentar e durante esses 8 anos eu acredito que eu dei alguma contribuição para cidade de Rondonópolis. Acompanho de longe as questões políticas, hoje eu tenho uma boa relação com quase todos os grupos políticos, converso bem com todo mundo e eu torço só para que a cidade, o estado continue crescendo, continue avançando e principalmente que esse crescimento venha acompanhado de justiça social e de melhoria do serviços públicos.

Minuto MT: A esquina que o rondonopolitano vira, ele vê ali uma obra da TMI, já são quantos empreendimento na pela cidade e onde que vai chegar tudo isso? Qual é a sua meta?

Thiago : A TMI, graças a Deus, virou uma marca muito forte no setor de construção civil, da incorporação, e a gente hoje tem oito Empreendimentos, dentre os entregues e os em construção aqui em Rondonópolis; todos verticais. Sempre entregamos nossos Empreendimentos dentro do prazo; hoje nós temos um controle de qualidade muito forte aqui dentro da empresa; a gente tem o planejamento de lançar mais dois (prédios) aqui em Rondonópolis esse ano, completando o décimo empreendimento. Todos são projetos muito robustos, a gente está fazendo muitos deles mistos de Residencial com comercial e agora nós estamos abrindo um braço da TMI lá em Cuiabá, através de uma parceria que eu fiz para concretizar um plano futuro da gente estadualizar a empresa que eu fundei aqui em 2013. O nosso sentimento é de crescer, é de continuar gerando emprego e tentando contribuir para uma cidade mais bonita, mais inteligente, mais prática não só para os nossos clientes, mas para quem vive aqui.

Minuto MT: como a empresa lida com essa responsabilidade de transformar a vida das pessoas, entregando uma moradia de qualidade, junto da dessa condição de ajudar a desenvolver as regiões que vocês inserem seus negócios? 

Thiago: É gratificante você ver sendo transformada toda uma região para melhor. Ali no centro, na José barriga, onde tem um dos nossos Empreendimentos, que é o Multicondomínio, quando aquela área apareceu para mim foi legal porque eu sempre tive um sonho de urbanizar ali, de valorizar aquela setor. Então na época que eu tive a ideia de fazer aquele empreendimento, quase ninguém acreditava que ia dar certo e eu apostei naquilo que a gente imaginava que seria um centro comercial. Ali tem supermercado, farmácia, várias salas comerciais em anexo à torre que a gente está terminando e é numa região central da cidade. Aquilo lá ajudou a dinamizar aquela região, a jogar ela para cima, valorizar ela. Então não é só a questão financeira, é também a gente ver a evolução da cidade, contribuir para uma cidade melhor, uma cidade mais acolhedora, mais simpática com cidadãos. A gente tenta trabalhar no sentido de envolver a sociedade na nossa empresa. Aqui na sede, nós temos o Natal Mágico, uma iniciativa da minha esposa, e que nós começamos lá atrás e já foi a segunda edição esse ano. É um momento que a cidade inteira vem aqui na empresa para confraternizar o Natal, o nascimento de Jesus, queremos sempre estar fazendo essas ações… As praças que construímos, sempre cuidamos dos detalhes pra realmente é fazer a diferente nas regiões que a gente está inserido. Isso que fazemos não vai resolver todos os problemas que a cidade tem, que são muitos, mas damos um pouquinho da nossa contribuição para ir melhorando as coisas.

Minuto MTCom o sucesso crescente da sua atuação frente suas empresas, seu histórico familiar e tudo mais, será natural convites para que você se candidate nas próximas eleições. Está dentro de um planejamento de vida seu lá para o futuro, ou você coloca a política como uma coisa do passado?

Thiago: Eu gosto muito de conversar, gosto muito de ouvir, sobretudo. Aqui, vira e mexe eu recebo amigos que são aqui de Rondonópolis, que são lideranças fortes pra falar de política. Eu nunca vou parar de conversar e de tentar contribuir com alguma ideia, de alguma forma para uma sociedade melhor. Eu acho que política é isso. Agora, o interesse num cargo público, hoje, no momento que a gente está da empresa, eu me vejo impossibilitado por questão de tempo. E isso é uma das coisas que eu aprendi muito nessa passagem minha pela vereanca: a pessoa tem que estar 100% dedicada à vida pública; não adianta você querer se dedicar 80% 70% e deixar 20, 30 para fazer a parte privada. Ou você se dedica 100% ou se planeja pra ter essa dedicação. Hoje, francamente, eu não tenho esse tempo de me dedicar esse 100%, atender administrar uma cidade o representar uma parcela da sociedade na política. Estou muito focado na iniciativa privada, mas isso não quer dizer que eu vou deixar de conversar com as pessoas que fazem a política partidária, não tenho preconceito com ninguém. Nós passamos aí um momento turbulento de intolerância política no país e eu não faço parte disso. Acredito que o caminho é conversar, chegar num bom termo, aparar as arestas e convergir naquilo que é comum. Eu nunca vou deixar de estar conversando, agora pleitear um cargo público novamente não tenho esse plano, mas também não posso dizer que a política vai sair da minha vida. Por exemplo, estamos discutindo o plano diretor aqui de Rondonópolis. Eu tenho algumas ideias que eu gosto de colocar, já coloquei para vários colegas vereadores, já coloquei em reuniões do Sindicato da Construção. Sempre gosto de estar ativo no debate público e isso não vai parar de acontecer. Se vai desaguar lá na frente em uma candidatura, acho improvável por questões particulares, de tempo acho muito difícil. Mas eu vou continuar fazendo parte quando for convidado, quando tiver oportunidade de contribuir com ideias. Estou mais maduro e com uma relação melhor com quase todas as forças políticas, converso muito bem e não tenho veto à ninguém. Acredito que as pessoas têm que ser respeitadas naquilo que pensam.


Você pode compartilhar esta noticia!

author

Redação GNMT