TRANSPORTE COLETIVO Prefeito Cláudio Ferreira decreta ônibus gratuito para impulsionar comércio no período natalino

A Prefeitura de Rondonópolis anunciou uma medida especial para fortalecer o comércio e facilitar a locomoção da população durante as festividades de fim de ano. O prefeito Cláudio Ferreira publicou, nesta sexta-feira (5/12), um decreto que garante gratuidade no transporte coletivo municipal no período de 6 a 25 de dezembro.

A iniciativa — conhecida como sistema de “catraca livre” — busca incentivar o desenvolvimento econômico da cidade, estimulando o consumo e aumentando o fluxo de pessoas nas áreas comerciais durante o Natal. Além disso, o decreto enfatiza a importância de assegurar que todos os moradores tenham acesso facilitado ao comércio e às atividades natalinas.

De acordo com o Decreto nº 13.131, de 04 de dezembro de 2025, a Autarquia Municipal de Transporte Coletivo (AMTC) será responsável pelo funcionamento gratuito dos ônibus, seguindo os seguintes horários:

  • 06 de dezembro (sábado): gratuidade das 08h às 23h59

  • 07 de dezembro (domingo): gratuidade 24 horas, das 00h às 23h59

  • 08 a 25 de dezembro: gratuidade todos os dias, das 18h às 23h59

O documento reforça ainda que, conforme determina a Constituição, é de responsabilidade dos municípios organizar e garantir a prestação do serviço de transporte coletivo, considerado essencial para a população.

Você pode compartilhar esta noticia!

author

Redação GNMT