Um cachorro da raça labrador foi abandonado pela família no bairro Coxipó, em Cuiabá. As pessoas da casa se mudaram e deixaram o bichinho preso, "largado" para morrer. Revoltados com a situação, vizinhos chegaram a arrombar o portão da casa para dar água e comida ao animal.
Um grupo de voluntários resgatou o cachorro e conseguiu que ele fosse adotado por uma nova família. O resgate foi filmado e compartilhado nas redes sociais. O animal, que é muito dócil, tinha várias feridas pelo corpo e não estranhou as duas voluntárias que foram resgatá-lo.
“Ele é bem dócil, bem bonzinho. Está com alguns machucados pelo corpo, mas aparentemente está bem”, diz uma das salvadoras no vídeo.
Nas imagens é possível ver que o portão da casa foi arrombado pelos vizinhos da residência para que eles pudessem entregar água e comida ao cão. No vídeo, o cachorro parece feliz por estar interagindo com pessoas novas.
“O estado dele está deplorável, está jogado mesmo. O pessoal foi embora e largou o coitado aqui”, diz um outro voluntário.
Em conversa com o RepórterMT, a voluntária Silvana Salomão, da ong Amor Animal, explicou que o cachorro está hospitalizado e que ainda hoje deve sair o primeiro boletim médico. Ela explica que os abrigos estão superlotados e que é preciso sensibilizar a população para o cuidado que esses animais precisam.
Punição
A Lei Sansão, que entrou em vigor em 2020, prevê prisão de 2 a 5 anos, além de multa para quem maltratar cães e gatos em todo o território nacional. Se identificados, os antigos donos do cachorro abandonado podem responsabilizados criminalmente.
O animal foi levado para uma clínica e, posteriormente, adotado. O endereço da casa onde ele foi deixado é: Rua 32, Quadra 58, Casa 118, no Residencial Coxipó, em Cuiabá.
Se você souber quem morava na casa e abandonou o labrador, denuncie ligando para o 197 ou 181, da Polícia Civil, ou para o 190, da Polícia Militar.