Avião da FAB intercepta aeronave em MT e apreende 324 kg de cocaína

Uma operação conjunta, realizada neste fim de semana, resultou na apreensão de uma aeronave que transportava cerca de 324 quilos de cloridrato de cocaína, que poderia render mais de R$ 20 milhões ao narcotráfico. O piloto foi forçada a pousar em Colniza (1.022 km de Cuiabá).


A Força Aérea Brasileira foi comunicada, pela Polícia Federal que o avião estava com o carregamento. Dois caças A-29 Super Tucano e um helicóptero H-60 Black Hawk da FAB, além de todo o Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro, entraram em ação.


Um caça aplicou as medidas de policiamento do espaço aéreo de averiguação e intervenção, quando o Cessna estava sobrevoando Rondônia (provavelmente vindo da Bolívia) até ser ordenada a fazer mudança de rota. O piloto que levava a droga ainda tentou se evadir e fez pouso em uma pista não homologada, em Mato Grosso.


Policiais federais, a bordo de um Helicóptero H-60, da FAB, assumiram as medidas de controle de solo. O piloto fugiu imediatamente ao pousar o Cessna com mais de 300 quilos de cloridrato de cocaína. O comandante de Operações Aeroespaciais, tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida, destacou o sucesso da operação conjunta.


“O sucesso da missão ocorreu graças à prontidão da FAB e o apoio da Polícia Federal. Mais uma vez, demonstramos que somos capazes de desencadear operações de defesa aérea 24 horas por dia sete dias por semana”, disse, através da assessoria.


A operação contou com o apoio do Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron) da PM de Mato Grosso que avalia o prejuízo ao crime organizado em mais de R$ 8,7 milhões. A aeronave e entorpecentes foram encaminhados para a Delegacia da Polícia Federal de Porto Velho (RO).


Você pode compartilhar esta noticia!